Verdade do Poeta

HOJE não vou falar do desgoverno, da pandemia, da justiça confusa e omissa e nem das eleições de segundo turno, embora torça por Marília em Recife, Manu em Porto Alegre, Boulos em Sampa... Vou comentar outro assunto.

Dizia Pound que os poetas eram as antenas da raça. Correto. Eles possuem o dom de resumir e dissecar a alma e a vida e explicar a natureza das coisas.

Gosto de ler os grandes poetas. O Brasil possui grande poetas. Um deles é para mim especial: Thiago de Mello. É um dos ícones da poesia. Ontem estava pensando na verdade, ela é discutida, debatida, analisada e sempre escondida. Infelizmente. Li várias definições sobre ela, mas um poema de Thiago de Mello me encantou. Vou transcrevê-lo:

A VERDADE

"A verdade é aluz pequena/ ardendo na escuridão./ Da terra, ela nasce e cresce/ de vida, na tua mão./ Quem a encontra, gasta um rio/ de palavras, inaugura/ braços e barcos.mostrando/ Ninguém a vê. De repente,/ é u sol imenso, no peito/ da multidão: é a verdade/ no centro do poder./ Mas ela também se acaba/ é ma brasa oca., faminta,/ devorando o coração".

Leiam os grandes poetas. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/11/2020
Código do texto: T7121068
Classificação de conteúdo: seguro