TRIBUTO A UMA ESTRELA
 
Deus me concedeu o privilégio de nascer no Brasil, eterno país do futebol. Aprendi ainda criança a amar essa modalidade esportiva, que tanto me fascina e me conduz na maioria das vezes ao delírio das lágrimas, na exaltação de um título conquistado ou perdido. Sou um contumaz amante do futebol arte.
O mundo futebolístico está mais pobre, entristecido pela partida de um gênio do futebol mundial, aquele que talvez tenha sido o único a se aproximar do maior ícone do século, Edson Arantes do Nascimento, nosso rei Pelé, reconhecidamente um dos maiores atleta de todos os tempos. Dieguito, Dom Diego, Diego Armando Maradona Franco “MARADONA”. Nos deixou em uma viagem sem volta, quando no auge da sua carreira anunciou sua despedida ao enveredar pelos caminhos das drogas. Ali começava a decadência do maior jogador argentino, que elevou na época a Argentina ao topo do mundo. Teve à carreira marcada pela genialidade dentro dos campos e fora deles polêmico e irreverente.
Nasceu no dia 30 de outubro de 1960, viveu a infância em Villa Fiorito, na periferia de Buenos Aires. O seu talento para o futebol apareceu cedo e logo despertou o interesse dos clubes da cidade. Em 20 de outubro de 1976 aos 15 anos, estreou profissionalmente pelo Argentinos Junior. Sua vertiginosa carreira cada vez mais ascendia e no final de 1980, já despertava interesse dos grandes clubes europeus, mas preferiu ser transferido para o Boca Juniores, clube do seu coração. No ano de 1982 foi vendido ao Barcelona, onde talvez tenha vivido um dos piores momentos da sua vida, contraiu hepatite e sofreu uma grave lesão ao fraturar a perna, ficou muito tempo longe dos gramados e durante esse período foi acometido por sucessivas crises emocionais que o levaram a usar cocaína.
Em 1986, no México, foi o astro da competição, bicampeão mundial com a Argentina marcando dois golaços contra a Inglaterra, pelas quartas de final, sendo um deles sobrenatural, pois o juiz não viu o toque de mão, lance que ficou famoso como sendo “La mano de Dios”.
Vivenciou uma época áurea no Napoli nos anos de 1986 a 1990, onde praticamente conquistou todos os títulos que disputou. Participou das copas de 1990 e 1994 e nessa última em plena competição foi flagrado no antidoping e terminou sendo excluído do torneio. Em 1995 retorna ao Boca Juniors, mas já não era o mesmo Maradona de antigamente e em outubro de 1997, deixa definitivamente o futebol.
O término da carreira o deixou cada vez mais exposto ao vício das drogas sendo inclusive hospitalizado várias vezes por overdose de cocaína, associado ao consumo excessivo de bebidas alcóolicas, fragilizando cada vez mais à sua saúde.
Diego Armando Maradona Franco, um dia você parou o mundo para assisti-lo e aplaudi-lo como sendo uma das maiores estrelas do futebol mundial e vendo o sonho daquele menino humilde da Villa Fiorito se realizar.
Hoje, o mundo parou para dizer adeus ao ídolo, ao mito, a lenda que ficará eternamente imortalizada na lembrança e na saudade dos dribles desconcertantes, no grito de gol que ecoará no vazio da sua ausência.
Que o Senhor o receba na sua infinita glória. DESACANSE EM PAZ!

 
 
JValdomiro
Enviado por JValdomiro em 26/11/2020
Reeditado em 26/11/2020
Código do texto: T7120735
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.