Racismo Disfarçado

CONFESSO que não fico chocado quando ouço alguém,inclusive com curso superior, afirmar que no Brasil não existe racismo. No íntimo, com certeza, sabem que existe mas ficam envergonhados de admitir.

Não é preciso citar cifras, estatísticas, provas (elas abundam). É algo óbvio e ululante: apesar da luta dos negros ainda persiste na sociedade brasileira um racismo disfarçado.

De vez em quando,como aconteceu com o vice-presidente, alguém afirma que racismo existia nos EUA, orque até em ônibus os negros não podiam sentar junto dos brancos, havia locais que negro não entrava. É verdade, era um racismo - ainda é - às claras. Os americanos foram e são mais sinceros. Aqui os racistas são hipócritas, o racismo, repito, é disfarçado, mas tão cruel quanto o americano.

Luis Gama, baiano responsável pela liberdade de escravos antes da Lei Áurea,desabafou: "Em nós, até a cor é um defeito. Um imperdoável mal de nascença, o estigma de um crime". Sobre a discriminação racial Djamila Ribeiro, filósofa e escritora, afirmou: "Todo mundo sabe que existe, mas ninguém acha que é racismo".

Na minha opinião a luta contra a discriminação racial precisa avançar mais. Muito mais. Nada como lembrar uma frase de Desmond Tutu, religioso sulafricano e Prêmio Nobel: "Se você é neutro em situações de injustiça,você escolhe lado do opressor".

Teos que lutar contra o racismo. Inté..

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/11/2020
Código do texto: T7120243
Classificação de conteúdo: seguro