"Sem Essa"

VOLTO a comentar o assunto relacionado com o assassinato do cidadão negro João Alberto, executado a pancadas e sufocação numa loja do Carrefour, em Porto Alegre. Como disse anteriormente não revejo a cena que é divulgada incessantemente na mídia e redes. Não aguento. Mas pessoas ligadas a mim, além da imprensa escrita, adicionaram algo que, sinceramente, aumentou minha tristeza e revolta. Trata-se do seguinte: havia mais de 15 pessoas assistindo ao trucidamento e execução de João Alberto, sem que em nenhum momento nenhuma delas tentasse socorrer a vítima. Mas houve ainda um toque de crueldade.

É que justamente quando João Alberto dizia que não estava aguentando, que estava sufocando, um terceiro segurança ou funcionário se acerca da cena da execução e diz à vítima: "Oh rapaz! Sem essa!...". E outra funcionária também se acerca e diz: "Calma, calma, não vamos te soltar, a Brigada está chegando". João Alberto já devia estar morto.

Para mim foi um crie racista. Vou até mais longe,quem sabe inspirado no assassinato de George Floyd, o negro que dois policiais americanos bateram e sufocaram nos EUA. Lá eles levaram sete minutos para sufocar George, aqui os seguranças foram mais rápidos, levaram só cinco minutos. Sei que aqui o racismo tanto é racial como social. Mas dizer que no Brasil não existe racismo é hipocrisia e um absurdo.

Quanto ao Carrefour vir a público fazer mil promessas e afirmar que vai doar um dia de vendas aos movimentos antirracistas não convence. Essa rede precisa reciclar *ela e todas as redes do comércio) seus funcionários, principalmente a segurança. Mais, deve indenizar a família de João Albero, toda a família, nao com mixaria, mas com soma alt e garantindo o futuro dos filhos da vítima. Uma vida não pode ser avaliada com dinheiro.

Que a luta contra o racismo continue. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/11/2020
Código do texto: T7119375
Classificação de conteúdo: seguro