O TRISTE FIM DE UMA VAQUINHA

Uma grande família, de estilo tradicional, tinha uma vaquinha leiteira muito boa. Todos falavam nela o tempo todo, pois seu leite era bom e alimentava a família inteira. Até os parentes mais distante desfrutavam daquilo que a vaquinha produzia. Quando os mais distantes visitavam a sede da fazenda, uma das primeiras coisas que desejavam ver era a vaquinha, e tirar fotos ao lado dela.

Mas havia um problema: o dono da fazenda não queria ter o trabalho de cuidar da vaquinha, mesmo sabendo que ela era útil a todos e gerava alimentos e alegria para os familiares. Era o orgulho da grande família. Por isso tomou uma decisão: transferiu a vaquinha para o nome de dois gerentes. Muitos ficaram aborrecidos com isso, mas o dono da fazenda alegou que isso era necessário, pois assim se livrava dos impostos, dos aborrecimentos, dos insumos. “Essa vaca só dá despesas. Todo mundo quer o leite, mas as despesas acabam sobrando para mim. Melhor me livrar dela.”

Os gerentes ficaram empolgados. Afinal, todos compravam o leite da vaquinha. Mas com o passar do tempo, acabou-se o encanto. A vaquinha não era mais da família, e havia leite melhor e mais barato em outros lugares. Além disso, com o avanço da tecnologia, ficava mais barato comprar leite em caixinhas UHT. E a bela vaquinha que todos amavam começou a adoecer.

Os gerentes então começaram a comprar remédios, gastar com vacinas, resolver os problemas de logística, afinal, a vaquinha dá leite só se for bem alimentada. Alem disso, os gerentes começaram a olhar para as coxas da vaquinha e pensar em comer sua carne. “Como matar a vaquinha sem despertar a ira da família?”

Então tiveram uma brilhante ideia: chegaram para o dono da fazenda e levaram os recibos e duplicatas de tudo que tinham gasto com a vaquinha. O homem, que já sabia o que estava acontecendo, disse: “Vou ter que conversar com os parentes. Eles têm uma ligação emocional com essa vaca e não vão querer sacrificá-la, mas deixa comigo.”

Assim, dono da fazenda e gerentes fizeram as contas, desenharam um Power Point e reuniram a família para dar a notícia: “temos que nos livrar da vaca!” Os gerentes fizeram cara de choro, reclamaram, mas no escuro da noite decidiram: “já que o bicho já está em nosso nome mesmo, vamos fazer um ferro de marcar e carimbar logo essa vaca”. E assim a família ficou sem sua vaquinha leiteira!

Edilson Marçal
Enviado por Edilson Marçal em 23/11/2020
Código do texto: T7118491
Classificação de conteúdo: seguro