HOUVE RACISMO NO CARREFOUR?

A repercussão da semana passada foi sem sombra dúvidas o triste e lamentável caso envolvendo um homem que foi morto de maneira covarde e cruel por seguranças do supermercado Carrefour. As cenas são realmente fortes. Uma covardia que de fato não pode ficar em pune. No entanto, a discussão que se arrastou e vem se arrastando nas grandes mídias sociais é de que o homem só foi agredido e morto daquele jeito porque era negro. Será mesmo? Bem, quem já leu alguns textos meus falando sobre o racismo sabe muito bem que eu acredito sim que há no Brasil o tal de racismo estrutural. E não é difícil de percebe-lo basta ter vontade. Eu mesmo, por exemplo, quando mais novo já fiz algumas brincadeiras de cunho racista e, apesar de nunca ter presenciado aquele tipo de racismo de humilhação e segregação (também nunca presenciei um estupro, no entanto, não duvido em nada de sua existência) o racismo é percebido sim (para quem é mais antenado) em quase todas as estruturas da sociedade. Nega-lo e ignora-lo, portanto, é ser insensível a algo que fere milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Agora, não podemos também cair no jogo de certos grupos da mídia, modinhas de internet e certos movimentos de negritude que gostam e usam do racismo afim de criarem guerrinhas causando ainda mais cisão em nossa sociedade. No dia que aconteceu esse lamentável episódio, a primeira coisa que o site UOL estampou em sua página foi: "Homem negro (ênfase no negro) é morto por seguranças no Carrefour," ou seja, insinuando que havia tido ali um ato de racismo. Oras, como sabiam já que era algo que havia acabado de acontecer? O juíz em menos de 24hs já havia colhido provas e sentenciado os agressores em trânsito julgado? Havia testemunhas, áudios, etc, mostrando que os seguranças de fato agrediram o homem porque ele era negro (se houverem mudo facilmente de opinião)? Até onde sei não. Aliás, o que vi nas imagens que passou no Fantástico foi a agressão vinda primeiramente do homem que morreu e não dos seguranças. "Ah, mas se fosse um branco será que eles iriam agredir assim também?" Por que não? Já vi inúmeros casos na TV de pessoas brancas sendo agredidas (principalmente em baladas) por seguranças e, portanto, se uma pessoa branca agredisse os mesmos seguranças do carrefour acredito que fariam o mesmo que fizeram com o homem negro (lembrando que nada ali se justifica, pois eles poderiam ter usado de outra forma para conte-lo) Conclusão: Há racismo no Brasil? A meu ver, sim. Direto ou indireto (principalmente) ele existe sim. Porém, é preciso também urgentemente colocar os pingos nos "is" se querem minimamente eliminar essa chaga do país separando o que de fato é ou racismo, e não ficar jogando querosene como fazem certos grupos da mídia e pseudos anti racistas!

Danilo D
Enviado por Danilo D em 23/11/2020
Reeditado em 23/11/2020
Código do texto: T7118462
Classificação de conteúdo: seguro