A ESCOLINHA JUNTO AO BOSQUE
Havia uma escolinha junto ao bosque, cujas ruas eram ladeadas por belas árvores, povoadas por pássaros e pequenos animais silvestres. No pátio da escolinha os alunos faziam suas leituras, ao canto de pássaros, e cumpriam suas tarefas diárias, até que se cumprisse o período de formação. Toda manhã acordavam ao som de uma sirene e seguiam juntos para o refeitório, depois de uma leitura e uma prece.
Todo o período da manhã era marcado por intensos estudos, debates acalorados, interação intensa entre os alunos, convívio com os professores, e dessa relação nasceram as melhores mentes da nação. Sempre que a escolinha formava uma nova turma, os antigos alunos faziam questão de estarem presentes, para relembrar os velhos tempos e até mesmo chorar abraçados ao diretor por alguns minutos.
Mas uma sombra escura começou a pairar sobre a escola. O terreno junto ao bosque passou a ter mais valor aos olhos do supremo mestre que a própria escola. Foi então que surgiu a ideia: “Não precisamos mais de uma escola. Quem desejar estudar, pode fazer isso pela internet”. Mas como substituir o velho mapa rabiscado na parede por um JPG? Como substituir o escritório do amado diretor por um chat? Como substituir o canto dos pássaros por um MP3? Como substituir o cheiro das árvores por um GIF?
Então, os professores, alunos e amigos da escola decidiram buscar meios para impedir que o terreno junto ao bosque fosse vendido. Argumentaram que a escola era necessária, pois nada pode se igualar ou substituir a relação entre os alunos e com os professores. Todos os recursos da tecnologia são complementares, mas nunca substitutivos.
Mas a sombra que paira sobre a escola parece irredutível, como um monstro devorador. Afinal, como resistir aos milhões que o terreno pode render? Como resistir ao desejo de desmontar a escola e usar o dinheiro resultante em outros projetos?
Apesar da resistência de alunos, professores e demais amigos da escola, a sombra negra começou a tirar o brilho do lugar. A ameaça de desmonte afastou os alunos, que começaram a escassear. O desaparecimento dos alunos começou a desmotivar os professores, que aos poucos foram se demitindo. As alamedas já não parecem tão belas quanto antes.
Assim, se não é possível vender o terreno junto ao bosque para usar o dinheiro em outro lugar, basta que a sombra negra mate o encanto da escola, afugente seus alunos, desmotive seus professores e os espalhe para lugares distantes e convença a todos que a escola junto ao bosque já não faz mais sentido. E que precisa ser vendida.
Aleluia!