OS NOVOS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO TEOLÓGICA
A formação teológica presencial em regime de internato está com seus dias contados. Não porque alguém esteja maquinando para destruir os seminários, mas porque o mundo de hoje tem recursos tecnológicos que não existiam no século passado. A tendência é que até mesmo o deslocamento para cursar teologia em determinada cidade se torne obsoleto, dados os recursos da telepresença.
Uma pena, pois havia um charme em sair de casa e passar quatro anos em uma instituição que, além do ensino teológico, formava outros traços no caráter do estudante, como interação social, trabalho em equipe, humildade, submissão, responsabilidade, seriedade, pontualidade. Além de romper os cordões umbilicais com a família e com a cidade natal. A vida de muitos pastores é marcada por antes e depois do seminário.
Mas os novos tempos trouxeram pela internet a possibilidade de conectar professores e alunos em um nível que se aproxima da convivência em sala de aula. Por enquanto, os aplicativos web conseguem entregar conteúdo, controlar atividades, cobrar leituras e resultados, levar o professor a centenas de cidades mundo afora em tempo real, ao vivo.
Mas há caminhos ainda não pavimentados que em breve serão trilados em alta velocidade: a ampliação do uso de inteligência artificial nos aplicativos, para que sejam ainda mais interativos, seguros e proporcionem uma experiência de imersão próxima da sala de aula, capazes de proporcionar o relacionamento com os colegas, uma relação professor aluno mais real e efetiva, mecanismos de monitoramento da aprendizagem mais eficazes. Caminhos que estamos ajudando a pavimentar.