"ENTRAI PELO PÓRTICO."
Um monge chamado Choro faz uma visita a Kisan, discípulo do mestre Tosan.
COMO SE PODE QUEBRAR O PÓRTICO ESTREITO COM A PONTA DA FLECHA?
Responde Kisan:
POR FAVOR, ENTRAI PELO PÓRTICO E ATIRAI O HOSPEDEIRO PARA FORA.
Kisan vibra em Choro sete pancadas com um enorme Kyosaku...Os golpes voam em todos os sentidos e vão cair justamente SOBRE A CABEÇA.
Agora posso admitir-vos, reconhecer-vos, mas será preciso que duvideis trinta anos; ASSIM PODEREIS RESOLVER O PROBLEMA.
....É preciso duvidar TRINTA ANOS.
Esse pórtico é realmente de aço!
Aqui e agora, NINGUÉM pode transpô-lo, nem Choro CONSEGUIU CRUZÁ-LO.
Caixas altas nossas.
Mestre Taichen Deshimaru.
A TIGELA E O BASTÃO.120 Contos Zen.
Kyosaku; O QUE É? É o bastão da compaixão.
O kyosaku é muito mal compreendido, depois que experimentamos seu efeito tratamos sempre de pedi-lo quando sentimos necessidade. Embora pareça algo violento na verdade é relaxante e de grande ajuda em longos retiros.
Antes que alguém pense que só a Soto Zen (minha escola) usa o kyosaku, as diferenças são assim:
Escola Soto: o bastão bate nas costas na altura do trapézio, é usado pelas costas do praticante, este não vê o movimento do bastão. E outras de escolas diferentes.
---------------------------------------------------------------------------------
Nestes cento e vinte contos e histórias tradicionais, alguns dos quais remontam à vida de Buda, há dois mil e seiscentos anos, descobrimos a estupenda carga de humor e toda força e vivacidade do seu espírito. Pois, não nos iludamos, cada uma dessas narrativas nos abre portas e descreve um modo de ver a realidade.
A história, a lenda, desembocam numa verdade profunda e trazem em si um sentido eterno.
Diz um provérbio ZEN que, quando nos mostram a lua devemos olhar para ela e não para o dedo que nos aponta. O mesmo acontece aqui nesta coleção.
E QUE SE POSSA ABSORVER ANTES DOS TRINTA ANOS.