Dan Brown e o Futurólogo
NESTE isolamento estou relendo alguns livros que me impressionaram, tanto clássicos (que os críticos chamam de literatura séria) como os best sellers (é junto ou separado?), pichados pela crítica como sendo descartáveis. Não faço distinção, estou me lixando para a crítica, sou apenas um leitor e leio o que gosto. E priu.
Reli recentemente "Origem", de Dan Brown, e gostei ainda mais nessa nova leitura. Uma pergunta não pode calar: teria hoje a ficção de mostrar algo mais assombroso que a nossa realidade?
Adoro o mote do livro: De onde viemos? Para onde vamos? O futurólogo(personagem principal) tenta responder a essas perguntas. Nõ vou fazer uma sinopse do livro, apenas vou transcrever os trechos da declaração do futurólogo e da sua oração.
Declaração: "Estamos num momento singular da história. Um tempo em que o mundo parece ter virado de cabeça para baixo, e nada é exatamente como imaginávamos. Mas a incerteza é sempre precursora da mudança radical; a transformação é sempre precedida pela revolta e pelo medo. Peço que tenham fé na capacidade humana para a criatividade e o aor, porque essas duas forças , quando combinadas, têm o poder de iluminar as trevas".
Oração pelo Futuro: "Que nossas filosofias sigam no mesmo passo das nossas tecnologias. Que nossa compaixão sigam no mesmo passo dos nossos poderes. E que o amor, e não o medo, seja motor da mudança". Só acrescentaria a palavra Amém.
Quem nao leu o livro, eia. Urgente. Inté.