Forças monetárias internacionais

O carregador de meu celular sumiu. Ontem foi o pente. Anteontem foi a vez de um dos pares de minhas havaianas. Esses sumiços andam fomentando uma ideia louca na minha cabeça. Será que a Era do teletransporte já chegou? Ou esses desaparecimentos são manifestação espontânea, ainda que frutos dos desarranjos do dia a dia? Ou, ainda, terá a ver com o Espiritismo?

O pente mãe achou agorinha há pouco. Estava detrás da almofada do sofá. Juro que havia procurado por lá. Mas meu olhar para achar objeto sumido não é igual a olhar de mãe. Quando mãe desconhece onde estão os objetos domésticos, pode crer que o caso é grave. É assim com o carregador. Já reviramos a casa inteira, que não é extensa, e não o achamos. Estou pensando em contatar São Longuinho, para me ajudar a solucionar o mistério. Desconfio, porém, que ele esteja ocupado com outros casos mais graves de sumiço.

O mundo anda muito perdido, ainda mais ultimamente, por causa da covid-19. Muita gente perdeu a vida, outras tantas o emprego, eu, até o momento, perdi o carregador de meu celular. Sou, até o momento, um privilegiado. Carregador de celular posso comprar outro amanhã na internet, na feira do troca, ou mesmo na conveniência do Santo Eduardo. Mas e a vida dos que a perderam? O empregado dos desempregados? Como restabelecê-los a seus legítimos donos?

Essas necessidades não se compram na conveniência de um posto de combustíveis nem se vende pela internet e entrega-se pelo Correio. Direito à vida e a emprego têm sido direito desassistido a muitos de nós. Um amigo, tão jovem, tão saudável, tão desejoso de viver, perdeu a vida para a Covid-19. Logo agora que ia ser pai, que planejava comprar seu primeiro quatro rodas, sair do aluguel... Perdeu a vida e o emprego. Uma amiga, tão jovem, tão saudável, tão dedicada ao ofício, recebeu aviso prévio em plena segunda-feira. Envelheceu uns dez anos em cinco dias e emagreceu tantos quilos. Dizem que anda paranoica, e não sei se é exagero, uma vez que perder a vida ou o emprego, no contexto atual, não seria ação equivalente?

São Longuinho pode restituir a vida a meu amigo e o emprego à minha amiga? Penso que não, embora creia fielmente no poder achador de São Longuinho, mas o julgo ineficaz contra a carestia do mundo e as forças monetárias internacionais.

Damião Caetano da Silva
Enviado por Damião Caetano da Silva em 22/11/2020
Reeditado em 22/11/2020
Código do texto: T7117744
Classificação de conteúdo: seguro