Mãos Dadas

Sempre gostei da imagem de mãos se encontrando. Considerava expressivo. Fosse simbolizando a união de um casal ou de amigos se cumprimentando. Transmite uma conexão.

Lembro, na adolescência, de ter ouvido o ator Tony Tornado dizer uma frase que nunca esqueci: “Duas mãos quando se encontram refletem a sombra de mesma cor”. Uma frase simples nos lembra, que independente de sexo, cor, religião, lado político,etc... apertar a mão devolve e mistura nossa humanidade. Assim como, qualquer sombra projetada é igual. O corpo se encontra pelas mãos, mas são as almas que se cumprimentam. E enquanto não entendermos que somos mais que um corpo, viveremos com nossa compreensão limitada. Se nos guiarmos pelos olhos, tudo será ilusão, porque como asseverou uma “criança”: o essencial é invisível. Dedos também são diferentes uns dos outros, mas apenas juntos resultam no funcionamento pleno de uma mão. Somente quando as diferenças que existem na sua mão se entrelaçarem as diferenças da mão do próximo, entenderá que tudo que damos a alguém é dobrado no mesmo instante. E se um dedo pode se quebrar com facilidade, duas mãos juntas são inquebráveis. O que talvez explique o porquê de uma prece ser feita com duas mãos juntas. Comunhão universal.