Fúria Assassina

QUANDO mídia e as redes mostraram aquele assassinato brutal nos EUA, perpetrado contra um cidadão negro, por dois policiais, o cidadão negro foi retirando do carro espancado e sufocado até a morte, o fato gerou grandes movimentos contra o racismo naquele país e no mundo. Fiquei muito triste e revoltado e evitei rever a cena dantesca.

Mas ontem minha tristeza e revolta foi muito maior porque no dia consagrado à Consciência Negra no Brasil,dois seguranças (um deles policial militar) do Carrefour, em Porto Alegre, assassinaram a pancadas e sufocação um cidadão negro. Tudo filmado e mostrado na mídia, assado e repassado. Uma cena horripilante. Não era um filme, ficção, mas verdade. Detalhe: com u agravante: pessoas assistiram ao assassinato e não socorreram o a vítima.Foram coniventes com o assassinato. Um crime violento que é também um crime racista.

Devo dizer que assiti à cena apenas uma vez. Jamais quero revê-la outra vez. Não aguentaria, fico tremendo, chorando de tristeza e revolta. Sei que o crime teve conotação racista, mas aqui no nosso país o racismo não é só contra os negros, mas contra todos os pobres. É racial e social.

Vou fazer ainda uma consideração. Esse tipo de violência é resultado também dos maus exemplos do mercado que não conscientiza seus seguranças, que não condena atos de repressão e de recorrência à violência, que não monioram seus seguranças. Mais: há mais um agravante: os exemplos que vende cima são de intolerância,de incentivo à violência, de amizades com as milícias.

Por outro lado,acho que a mídia não deve ficar mostrando repetidamente essas cenas, fazendo carnaval, em busca aenas de aumentar audiência porque podem incusive despertar a natureza doentia de desajustados.

No mais, que a justiça tome as providências, não só para punir, mas para prevenir futuros casos. Que Deus nos proteja da violência conara os negrose os pobres. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/11/2020
Código do texto: T7117050
Classificação de conteúdo: seguro