O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. E... 07h30min.
No Youtube, há um documentário com Os Caminhos da Liberdade, Ecos da Escravidão, feito pela TV Brasil, quem tiver um tempinho assista, demora um pouco mais de 50 minutos...
Se remontarmos ao passado iremos constatar que a escravidão, não restrita ao continente africano, nas intermináveis guerras da velha Europa, com destaque a Roma, os países conquistados, muitos eram levados para lá na condição de escravos...
No nosso país, foram mais de três séculos em que a escravidão, era aceita como algo “normal”, em que nossos irmãos africanos, para cá vieram, como uma mão de obra necessária, com os vários ciclos a cana de açúcar, a extração do ouro e mais tarde o plantio e colheita do café...
Finalmente, chega o século XIX, através de poetas, - com destaque a Castro Alves - livre pensadores e alguns políticos, em que num “brado” unânime alertavam, que a escravidão era uma nódoa, para nação brasileira, a partir de 1831 foram surgindo várias leis, que culminaram no dia 14 de maio de 1888, através da princesa Izabel, a Redentora, que assina um decreto pondo fim a escravidão no Brasil...
Alias, o Brasil foi um dos últimos países no mundo a por fim a escravidão, pelo ponto de vista da espiritualidade, quantos carmas negativos foram gerados naquele longo período? Visto que, nem tudo que acontece é um Determinismo, mas também pelo Livre Arbítrio de cada um: “semeaduras” de hoje, cuja “colheita” será obrigatória, pode se dar naquela existência e em outras, para o difícil ressarcimento...
“A descriminação em função da cor da pele, não deixa de ser uma extrema ignorância, isto não nos torna “piores” ou” melhores”, pois na realidade somos tão somente seres humanos, e, perante o Supremo Criador, somos todos iguais, independente da cor de nossa pele, pois na realidade os afros descendentes, tem na cor de sua pele, a proteção, visto que é um continente de altas temperaturas...
... Moramos em Florianópolis durante um ano, e fizemos amizade com uma família negra, ele era militar, na época, um casal com um filho e três filhas, quando certa ocasião este pai se saiu com esta: Saul, que pena que você é branco, pois se fosse preto poderia casar com uma de minhas filhas... O que parecia ser um elogia, na no fundo era um indício de descriminação...
Apesar de tudo, há evidências que em nosso país, o preconceito e a descriminação não são tão acentuados, em se comparando a outros países, em que levou anos e anos, para que finalmente houvesse uma convivência mais pacifica, para esta “arestas” fossem amenizadas...
Todos estes tristes fatos, denotam o atraso moral do nosso mundo, razão pela qual ansiamos para que tudo isto seja superado... 08h09min.
Curitiba, 21 de novembro de 2020 – Reflexões do Cotidiano – Saul
https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman
mensagensespriitas.site walmor.zimerman@bol.com.br