CONSCIÊNCIA NEGRA!

Só pessoas insensíveis (para não dizer idiotas) negam o racismo no Brasil. Negar algo tão latente é desonestidade ou maldade. O Brasil é sim um país racista. Hoje, 20 de novembro, comemora-se o dia da consciência negra. Para os críticos e negacionistas isso é um absurdo já que tirar um dia para celebrar o dia de certos grupos de pessoas é na verdade criar ainda mais celeuma entre outras. Mas esse tipo de visão esta errado. Vejam: à escravidão no Brasil acabou não tem mais que 130 anos, no entanto, seus valores (desvalores na verdade) ainda persistem em continuar em nossa sociedade. Embora o racismo de hoje seja menor do que foi há vinte anos, por exemplo, ele ainda continua forte em muitos setores do tecido social. Os negros ainda são vistos por muitos como marginais e seres humanos de segunda ou terceira categoria. Isso é nojento para não dizer bestial já que o racismo antes de ser uma afronta aos negros é primeiramente contra Deus que a todos igualmente criou. Aliás, vale lembrar: infelizmente há muitos religiosos racistas. Embora às políticas públicas, universidades e escolas sejam importantes e necessárias, é no seio familiar que os pais devem ensinar o combate ao racismo. Esqueçam outro caminho. Enquanto os responsáveis não ensinarem seus filhos que os negros são tão humanos e dignos quanto são os brancos seja no sentido social, político e econômico, o dia 20 de novembro será apenas um feriado para as pessoas poderem viajar ou descansar. No entanto, por outro lado, quero também fazer uma crítica a certos movimentos de negritude, grupos de imprensa e intelectuais que dizem lutar e defender pautas anti racistas, mas que na verdade as alimentam ainda mais. Esses grupos na verdade lucram com seus supostos ideais (você dúvida? Eu não!) Gente que ao invés de promover o diálogo e a aproximação entre as pessoas, preferem criar cisões e guerrinhas. Enfim, o racismo deve ser sempre combatido. Mas, alimenta-lo sobre a desculpa de estar combatendo é outro lado nefasto dessa chaga humana!

Danilo D
Enviado por Danilo D em 20/11/2020
Reeditado em 20/11/2020
Código do texto: T7116274
Classificação de conteúdo: seguro