Para encantar pessoas, é preciso iluminar uma cara feia, uma frase maldosa, uma reação negativa, um clima pesado ou ainda uma medo que paralisa.
Mas sabe aquele sujeito que reclama de tudo, que vê problema em tudo, que aumenta o comentário sobre o mal, que planta desânimo e desesperança?
 
Esse é um comportamento oposto da leveza de ser agradável... De ser bem quisto... É preciso ter alegria, valorizar o lado bom da vida e tentar mudar o que está ruim. Assumir uma postura mais otimista e positiva, é imprescindível para gerar encantamento. Não será fácil, mas também não é uma missão impossível. 
 
Veja bem, não estou dizendo que é preciso estar feliz o tempo todo. Mesmo porque não se consegue, pois ninguém é perfeito. Mas, essa postura mais leve já representa um excelente começo para quem está em busca de desenvolvimento. 
 
Olha só o que diz Daniel Goleman, em seu aclamado livro Inteligência Emocional: 
 
"As emoções são contagiosas. Todos sabemos disso por experiência. Depois de um bom café com um amigo, você se sente bem. Quando encontra um balconista rude em uma loja, sente-se mal". 
 
Então, seja leve! 
 
Não há como encantar pessoas sendo rude com o outro!