QUANTO VALE UM VEREADOR?* (17/11/2020)

O vereador tem princípios basilares, como: representar os eleitores e a comunidade; legislar em defesa do bem comum; fiscalizar a aplicação do dinheiro público; e assessorar encaminhamento de indicações ao prefeito e secretários municipais. Isso rende a ele o benefício da imunidade parlamentar; direito à renúncia; direito a exercer outra profissão; e direito à remuneração.

Os subsídios do vereador são pagos através dos impostos recolhidos pela prefeitura e repassados à Câmara na forma de duodécimo. Dependendo do tamanho da cidade, esse valor varia de 20% a 75% do salário de um deputado Estadual.

O vereador é eleito proporcionalmente ao número de assentos na Câmara Municipal de sua cidade. Aqui em Patos, por exemplo, 17 deles saíram vitoriosos em 2020, porque você assim decidiu.

Mas, o que o fez votar naquele (a) candidato (a) em especial? Em outubro próximo teremos novas eleições...

Faço esse questionamento também para responder à pergunta inicial deste artigo. "Quanto vale um vereador?" Quem sabe, o peso da consciência; afinal, quem dá o que tem recebe, exatamente, o que merece. Espero que tenha sido suficiente.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 18/11/2020
Reeditado em 17/03/2024
Código do texto: T7114824
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.