SEGUNDA ONDA?* (18/11/2020)

“PREVISÍVEL, QUASE CONFIRMADA, A SEGUNDA ONDA DA COVID-19, INFELIZMENTE”. RECEBI ESSE TEXTO/LAMENTO PELO WHATSAPP E TAMBÉM FIQUEI PREOCUPADO.

HISTORICAMENTE A 2ª ONDA, EM PANDEMIA, É MAIS LETAL QUE A INICIAL, ASSIM FOI NA GRIPE ESPANHOLA, EM 1918. PORÉM, O CENÁRIO DO INÍCIO DO SÉCULO PASSADO, QUANDO MORRERAM CERCA DE 50 MILHÕES DE PESSOAS, EM SE TRATANDO DE COMUNICAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA ERA BEM DIFERENTE DO ATUAL. SOME-SE A ISSO AS PÉSSIMAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS DAS CIDADES E A OBRIGAÇÃO QUE AS PESSOAS TINHAM DE TRABALHAR, SEM DESCANSO, PARA ALIMENTAR OS HORRORES DA GUERRA.

GRIPE ESPANHOLA QUE, NA VERDADE, NÃO SURGIU NA ESPANHA, MAS EM ACAMPAMENTOS MILITARES NOS ESTADOS UNIDOS DURANTE O CONFLITO BÉLICO DE 1914 A 1918. E QUE PARA NÃO DESMOTIVAR OS SOLDADOS NO FRONT, OS PAÍSES ENVOLVIDOS CENSURAVAM AS NOTICIAS RELACIONADAS ÀS MORTES; PORÉM, A ESPANHA, NEUTRA NA GUERRA, PASSOU A RELATAR OS CASOS OCORRIDOS QUANDO SURGIDOS EM SUA CAPITAL, MADRI, O QUE FEZ O MUNDO ACREDITAR QUE VIERA DAQUELE PAÍS, OS PRIMEIROS CASOS.

É FATO QUE, NOS ULTIMOS DIAS, VEM AUMENTANDO A INCIDÊNCIA DE CONTÁGIO DO NOVO CORONAVIRUS NA PARAÍBA E NO BRASIL. MUITO EM RAZÃO DE AGLOMERAÇÃO EM PRAIAS, BARES E EVENTOS POLÍTICOS RECENTES, É BEM VERDADE. E ESSA IRRESPONSABILIDADE COLETIVA PODE CONTRIBUIR, E MUITO, COM A CHAMADA SEGUNDA ONDA DE CONTAMINAÇÃO, CASO ELA VENHA A SE CONFIRMAR.

MUITO EMBORA, VOLTANDO AO PERÍODO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, NÃO FOI O RELAXAMENTO DAS PESSOAS QUE FEZ AUMENTAR A LETALIDADE ÀQUELA ÉPOCA, MAS O PRÓPRIO VIRUS QUE SE MODIFICOU E SE TORNOU BEM MAIS PODEROSO.

TAMBÉM NÃO HOUVE CONFINAMENTO QUANDO DA GRIPE ESPANHOLA, SEQUER AS PESSOAS USAVAM MÁSCARAS E O DISTANCIAMENTO SOCIAL NÃO ERA RESPEITADO. APENAS ALGUMAS MEDIDAS DE RESTRIÇÃO FORAM ADOTADAS E OS LUGARES QUE SE ANTECIPARAM TIVERAM MELHOR SORTE.

VOU PARAR POR AQUI COM ESSAS COMPARAÇÕES DE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E FACILMENTE COMPROVADAS POR MEIO DE PESQUISA PARA ME ACOSTAR AO CLAMOR DA HUMANIDADE QUE VÊ NUMA VIDA PERDIDA A IMPOTÊNCIA DELA MESMA. CAMINHAMOS PARA O FIM, MAS QUEM DISSE QUE TEM QUE SER AGORA?

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 18/11/2020
Código do texto: T7114822
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.