ANTÔNIA MARZULLO, UMA ATRIZ INTENSA
Orelha
UMA ATRIZ INTENSA
Surpresa boa a que tive quando fui procurado pelo escritor Nelson Marzullo Tangerini para lhe auxiliar na pesquisa curricular da sua ilustre avó, a atriz Antônia Marzullo, neste livro preciosamente biografada pelo mesmo.
Nossos avós são presentes divinos que a natureza, a vida e Deus nos oferecem, às vezes. Assim como Nelson, tive o privilégio de conviver com minhas avós, aliás, com meus quatro avós, e sei o quanto é importante para a nossa formação moral a companhia deles.
Este livro, além contar a história de vida de uma grande atriz, nos faz viajar pela dramaturgia brasileira, tanto no tempo, quanto nos tipos de mídias. Antônia Marzullo, como vocês saberão ao ler esta obra, foi uma atriz intensa, além de seu versátil talento (pulando com facilidade da comédia para o drama), possuía um carisma peculiar, o que entendemos como “luz própria”, que soube manter acesa desde o início de sua vida artística, em 1920, até a sua partida em 1969. Através do imenso e diversificado rol de trabalhos realizados por Antônia, temos a oportunidade de conhecer parte da história do teatro, do cinema, do rádio e da televisão brasileiros, num período de exatamente cinco décadas. Isso mesmo, a estrela Antônia Marzullo dedicou 50 anos de sua vida à arte dramatúrgica do Brasil, uma raridade para qualquer artista brasileiro, assim como do mundo!
Mario Gordiho
Orelha do livro biográfico sobre a atriz Antônia Marzullo,
escrito pelo seu neto, Nelson Marzullo Tangerini, escritor.