Machado de mão pré-história

Machado de mão pré-história

O machado de mão foi criado pelos hominídeos (humanos primitivos), muitas gerações se passaram até que conseguíssemos descobrir como manipular a pedra a fim de fabricar uma lâmina afiada dos dois lados. Então criou-se uma ferramenta importante e mais eficaz na luta incessante pela sobrevivência que traria possibilidades de competir com os caninos do tigre dente de sabre. Um dos mais temidos predadores de velocidade que existiu no planeta! Pertencente à subfamília Machairodontinae.

Já que não tinha cabo, podiam ser produzidos em massa a partir de formas pré-moldadas e era muito provavelmente utilizado para desmembrar os animais. O machado de mão consegue rasgar a carcaça mais dura e abrir ossos de elefante. Os seres humanos começaram a aprender a vencer seus concorrentes em seu próprio jogo e estavam aprendendo a caçar. Necessitávamos de uma ferramenta muito mais poderosa do que o machado de mão. O fogo!

Foi descoberto por golpes dados no núcleo da pedra com perfil pré-histórico (paleolítico), de fato foi um dos períodos mais fascinantes da história humana que ficou marcado pela criação de ferramentas muito mais poderosas e versáteis. Com a confecção das lâminas o homem desenvolveu uma maior elaboração manual e habilidades de produzir ferramentas para sua sobrevivência. Depois de tantos anos de existência, a inteligência do homem começou a se manifestar. Isso se deu pelo consumo abundante de carne (fonte de proteína) esse foi um avanço significativo no estudo de dietas na pré-história que conseguiu comprovar que o cérebro humano passou por uma alteração evolutiva. O período, também ficou conhecido como idade da Pedra Lascada, que também foi muito importante no desenvolvimento da humanidade. O homem usa a inteligência para criar, além disso, ou seja, o ser humano já internalizou a necessidade de estabelecer paralelos entre o desenvolvimento.

Com a descoberta do fogo, da agricultura e da pecuária, conforme a história tradicional, os homens enfrentavam animais (caçavam), enquanto as mulheres e crianças coletavam frutos. A partir da descoberta do fogo, a conservação dos alimentos se fundamentava. O homem foi confrontado com a necessidade de transportar e armazenar alimentos para manter-se vivo nas épocas de escassez, então surgem utensílios de cerâmica, antes consistia na singela exposição ao Sol. Portanto, a importância do machado de mão deve ser referenciada, inclusive pela imortalidade de seus feitos, foi usado sem alça e mais tarde foi preso a um cabo de madeira. Por fim, as ferramentas começaram a nos auxiliar na pré-história, quando o primeiro Homo sapiens criou o fogo, a arma e o lápis.