Saia Justa

NUNCA ninguém deve julgar os outros pela aparência ou induzido por um preconceito. Quem faz isso sempre veste uma saia justa, no mínimo. A vida pe cheia de surpresas. Algumas do tipo surrealista parece até saídas dos livros de Garcia Márques. Vou contar alguns fatos verdadeiros que parecem mentira.

O primeiro me foi contado pelo próprio doutor Lívio Valença, médico humanitário e deputado por Pesqueira e São Bento do Una (tio de Alceu Valença). Certo dia em São Bento, no seu consultório, depois de atender de graça mais de 50 pessoas, viu que só faltava um, um sujeito que estava muito triste, mandou a secretária mandar entrar o tristonho. O cara disse ao médico que estava muito triste e desalentado, capaz de fazer uma besteira. Doutor Lívio examinou o sujeito, bateu com o martelinho na perna dele, ascultou, tirou a pressão, e fez o diagnóstico: - Rapaz, você nao tem nada, o que você tem é apenas uma tristeza ocasional, quem sabe um mal de amor, essas coias. Vou te receitar um remédio que é tira e queda para seu caso. Chegou à cidade um circo muito bom, o palhaço dele é arretado, fz qualquer um rir, vá ao circo, ria com as trapalhadas do palhaço. E pegou a maletinha para sair. Foi quando o cliente afirmou triste: - Mas doutor, eu sou o palhaço do circo.

Pessoalmente cometo gafes, mas faço de um tudo para não cometer mas... Certo dia estva passando pelo Bar Mustang no Recife quando ouvi alguém me chamar de uma das mesas. Era um amigo de infância, um setentão, fazia mais de ano que não via o distinto. Fui à mesa dele,estava com uma moça de uns 19 ou 20 anos. Cheguei e fui logo dizendo: - Cuidado, trazer a neta para bar pode dar processo, vovô corujão. O cara ficou sem jeito e disse quase gaguejando: - Ela não é minha neta, é minha atual esposa. Bom o papo não rolou, deconversei e sa´pi alegando compromisso, mas, na verdade, triste mesmo sabendo que aquilo era um absurdo. Não durou o casamento mais um ano. O cara já está noutro plano. Mas não foi por causa do casamento.

A terceira me foi contada por alguém que a palavra é um tiro. Ele que morava vizinho do DNOCS estava na janela num dia de sábado, não havia expediente na repartição, quando parou um carro na porta do DNOCS e dele saiu um coronel do sertão que tinha fama de brabo e dono do mundo.Desceu e foi até o portão do DNOCS, viu que na área da frente havia um morenão de calçao e sem camisa lavando um carro. Foi logo gritando: - Ei, negão, vá chamar o doutor engenheiro urgente, diga que o coroné quer falar com ee, Vá logo cabra, deixe de alisar o carro do chefe. O morenão foi. Uns quinze minutos voltou de paletó e gravatá, e disse sério ao coroné: - Coroné, o doutor engenheiro está lhe diendo que hoje nao tem expediente e que segunda-feira você volte e marque horáriocom a minha secretária. O coroné ficou espantado mas deu meia volta, entou no carro e não se sabe se voltou na segunda-feira. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/11/2020
Código do texto: T7112138
Classificação de conteúdo: seguro