Bem vindo procê, uai!

"Se ocê tá vindo pra Minas Gerais, então segue essas dicas ai óh e vai ser bem sucedido nas relações sociais que estabelecer por aqui. Aqui em Minas, em qualquer lugar do estado, tem três palavras de uso universal que servem pra qualquer ocasião: 1- "trem", 2- "negócio" e 3- "coisa". Quando sentir necessidade de usar o vocabulário regional por falta de opção e ou repertório mesmo, diz sempre um "uai" antes seguido da palavra que quer pronunciar.

Em qualquer lugar que for e com qualquer pessoa que conversar, nunca se esqueça de cumprimentá-la, nem de agradecer seja o que for que tenha sido e se despedir no final com um "tchau procê", pois o tchau em Minas é personalizado mesmo e sempre é um tchau pra alguém, a sinceridade dele é verdadeira. Por fim, sorria e seja simpático, pois o mineiro é bom pra perceber nuances culturais e traços de "gente metida a besta".

"Beagá" é "Beagá" e não "Belzonte", fica atento se quiser passar despercebido como nativo, por que todos por aqui percebem logo que você é de fora quando dá esses vacilos.

Quando a gente sorri, a alma vem junto e se apresenta, aí seu cartão de visitas já tá dado, entendeu? Nem precisa se esforçar muito pra conquistar a atenção de quem quer que seja, pois naturalmente o diálogo vai se desenrolar em uma prosa intimista e cheia de regionalidades incrivelmente interessantes para o interlocutor e você passará a ser entendido e tratado como mineiro, mesmo sendo paulista, carioca, sulista, nordestino, etc.

Mais toma cuidado, por que do contrário, as portas se fecharão e tudo se tornará um "cadim" mais trabalhoso pra você, o mineiro não é vingativo, o que pode acontecer é de ele não querer colaborar e um simples "logo ali" pode se tornar um carma". #ficaadica