OS NÚMEROS “MÁGICOS” 60 E 70... 08h53min.

Em 28 de setembro de 1885, pela lei de 3270, lei do sexagenário, os que atingissem esta idade ganhariam sua carta e alforria. Quanto a “nós”, está “liberdade” somente seria concedida com mais dez anos, isto é, aos 70 anos, o voto não seria mais obrigatório, muitos ficam “eufóricos”, pois somente exerciam a “espinhosa” “missão” com ressalvas e a contra gosto, uns até em ato de “revolta” votavam em branco ou anulavam o voto...

Porém, há os que passaram de 70, mas, continuam votando, com esperança que através do voto consciente, o sistema democrático pode ser aperfeiçoado...

Talvez um dia o nosso país vá aderir, fato que ocorre em muitos países, em que o voto não é obrigatório, dai sim teríamos qualidade e não quantidade.

Até pensávamos desta feita, - pela primeira vez – em não comparece, pois estávamos com resfriado, já alguns dias com os sintomas de uma rinite, cujos sintomas também refletem numa congestão nasal, mas aos poucos estamos melhorando, desde ontem não estamos tomando qualquer tipo de medicamento, exceto a vitamina C, e, por um dever cívico, devemos “assinar o ponto”, mais uma vez neste domingo, que por coincidência cai na data da proclamação de República...

Foi proclamada a 131 anos, em que o povo não se fazia presente, pois foi realizada através de um golpe militar, em que a família imperial, e outros simpatizantes, fora “convidados”, a um exílio “voluntário”, e, perpétuo...

O regime republicano prometia um Brasil, sem privilégios, mais justo e solidário, fatos e mais fatos foram acontecendo, de avanços e retrocessos, os privilégios da elite política, em se comparando ao regime monárquico, causaria “espanto” a eles, visto que há fórum privilegiado, que os protege a todo custo, fugindo a regra de um autentica democracia: todos são iguais perante as leis...

Talvez isto um dia mude, pois embora em minoria, há políticos honestos que não pensam tanto em si, mas no bem do Brasil...

Apesar de tudo vamos continuar sendo otimista, crendo na força do progresso, para que o país, - apesar dos entraves – alcance melhores dias... 09h38min.

Curitiba, 12 de novembro de 2020 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 12/11/2020
Código do texto: T7109790
Classificação de conteúdo: seguro