Tributo aos Jardineiros

Ninguém discorda que Mamãe Terra é a maior e ímpar produtora de beleza. Beleza, permanentemente presente nos quatro reinos, em especial, devido ser objeto deste texto, no vegetal com suas florestas, bosques, praças, parques, jardins.

Não nos causaria surpresa, a existência de grupos discordantes que, certamente, identificam-se com os defensores da ideia de que a terra é plana, com os que negam os números indicadores de barbárie predatória, com os que entendem como fraqueza o desaparecimento das fogueiras justiceiras da Inquisição, com os que ridicularizam a ciência, ou a temem como coisa do capeta...

Assusta-nos espécie de pichação, de vandalismo, onde a predação, causada por má orientação dada pelo homem à ciência, à tecnologia, para o desenvolvimento de produtos, processos, bem como aos investimentos públicos e privados, resultou em florestas em chamas, rios de lixos, mares de óleo, extinção de espécies, enfim profundos horrores á beleza produzida pela Mãe Terra.

Como o mito da “andorinha bombeira” em ação contra incêndios florestais, os jardineiros são, em contrapartida aos predadores, operários auxiliares e facilitadores da Mãe Natureza, na produção de beleza, em arranjos com espécies vegetais nos bosques, nas praças, parques e jardins das cidades, bem como na quebra da frigidez do concreto em edificações.

Imitando o semear de espécies do reino animal, imitando o sopro fertilizador do vento, injetam sementes ou, já orientado pela botânica, toma porções das plantas e as introduzem na terra para brotarem, ou criarem raízes. Assim produzem mudas, as espalham e as arranjam pelos mais diversos espaços. O tempo e o trabalho dos jardineiros criam beleza em espaços verdes.

Para os arranjos, certamente, os jardineiros contam com a ajuda de para quem, realmente, trabalham. Todo jardineiro sabe que é indispensável inspiração, ou seja, forma dissimulada da conversa muda que tem com Mamãe Terra. A maioria dos jardineiros é inspirada, conhece esse dialeto.

Na contemplação de florações em jardins, ou na de florações em pomares transformarem-se em frutos, excepcional é deixar de maravilhar-se com o êxito evolucional dessas espécies.

Bastaria a afirmativa de que dos humanos, os jardineiros são os operários e facilitadores da Mãe Natureza na produção de beleza com espécies vegetais, e estaria mais do que justificado o tributo.

Por facilitar e trabalhar a favor da produção de beleza pela Mãe Natureza na diversidade de tons e das formas em verde, na benesse das sombras, e na festa em cores de flores. Por cuidar e manter essa beleza, inclusive separando o daninho e protegendo de predadores naturais, reverências, gratidão e louvor.

Ave jardineiros.

J Coelho
Enviado por J Coelho em 10/11/2020
Código do texto: T7108098
Classificação de conteúdo: seguro