BRINCADEIRA OU HUMILHAÇÃO ?

Costumo dizer que brincadeira é algo que nos faz descontrair, rir bastante, interagir com o outro. É uma forma de deixar de lado, mesmo que seja por alguns momentos, os problemas, as obrigações e passamos a mergulhar no mundo da leveza, do bem estar e da harmonia. Acredito que uma pessoa bem humorada, leva paz de espírito para quem está ao seu redor e tem uma maior facilidade em lidar com situações adversas, porém o que quero falar é quando uma brincadeira se torna humilhação. Você pode perguntar : “Como assim”? Eu explico.

Primeiro, vou ressaltar, que todos os meus textos ou a maioria deles, são baseados em fatos ocorridos no meu cotidiano, na convivência com pessoas, na observação de comportamentos em diversos ambientes. Portanto, posso defender com bastante propriedade tudo que relato na minha escrita, pois tratam-se de vivências, e estas por sua vez, me levam a refletir e compartilhar sobre as relações humanas, seja na família, nos relacionamentos afetivos ou no trabalho.

A brincadeira se torna humilhação quando passa a ser o oposto do que já mencionei, o indivíduo a utiliza sempre para atingir o outro, ou por não ter coragem de dizer o que pensa sobre ele, ou pelo simples fato de gostar de ferir e depois dizer que foi uma brincadeira, ou até mesmo para aparecer e se tornar o centro das atenções. As palavras ditas por ele são de forma sarcástica, que apelidam ou deixam o próximo em situação inferior . O “brincalhão” adora uma plateia porque geralmente tem, as risadas são daqueles que não entendem e simplesmente começam a sorrir, ou dos bajuladores do “brincalhão”, que aplaudem por qualquer coisa que ele faça e ainda estendem o tapete vermelho.

Diante deste exemplo, é necessário observar até que ponto uma brincadeira como diz o ditado: “ traz um fundo de verdade”. Se esta verdade for positiva para a descontração, ótimo, é benéfica, mas se for negativa, alguém pode sair ferido, então é maléfica. O brincalhão sempre irá dizer que não teve a intenção de magoar ninguém, mas na maioria das vezes tem intenção sim, o uso deste artifício, é uma maneira de falar o que bem entender a qualquer momento, em qualquer lugar, porque muitos não entendem daí vai passando o tempo, mas há aquele no meio de muitos que tem uma boa percepção destas atitudes, e por isso passa a ser o principal rival do “brincalhão”.