ELEIÇÕES AMERICANAS

O BRASIL E “BIDEN”!

Sai Trump, e entra Biden no desfecho eleitoral americano. E, a mídia brasileira já envolve o Presidente brasileiro Bolsonaro, nessa questão, como se ele fizesse parte do processo democrático os USA!

Está na hora de o Brasil, se desvincular do quintal americano que desde há muito tempo tem se apregoado! Nossa nação precisa começar a andar com suas próprias pernas, sem a tradicional “dependência dos USA”!

Se, por um lado, houve alinhavos entre Trump e Bolsonaro dentro de interesses político-econômicos entre eles, por outro, foi benéfica a mudança que elegeu Biden! O Brasil, com Bolsonaro, pode agora, iniciar sua caminhada com políticas próprias.

Temos que nos fortalecer como um Estado democrático, ante as hostilidades que nos chegam desde a Europa (Vide França e seu Presidente nem um pouco simpático ao Brasil de Bolsonaro), quando as questões remetem ao meio ambiente e à Amazônia!

Na verdade Trump estava engolfando o Brasil, como um gigante que estaria servindo ao outro nos seus intentos de dominação geopolítica, e, usando nosso país como ferramenta emergente a serviço dos interesses americanos de Trump!

Mas, Bolsonaro, foi astuto, aceitando a política do toma cá, e, dá lá com o americano! O que, não é reprovável em se tratando da cooperação econômica entre Brasil e USA. É bom que se diga, e se realce a formação de um bloco latino americano entre Brasil e USA da era Trump, evidenciando certa pujança econômica fazendo ecos contra a China e outros gigantes!

Ao que nos parece, a guinada partidária nessa eleição de Biden, mostra um novo cenário ideológico do partido Democrata, se opondo ao de Trump ( Republicano)! Aquele, liberal de esquerda, e, os republicanos, conservador de direita!

Os democratas defendem a existência de um salário mínimo, e que, os impostos sejam maiores para quem tem renda mais alta.

Os Republicanos de Trump defendem, que os salários devem ser estabelecidos pelo mercado, e, que os impostos devem ser iguais independente da arrecadação.

Biden deve se unir a outros países, especialmente os da União Europeia, para pressionar governos a reduzir emissões de carbono e aumentar a preservação. Se o desmatamento e as queimadas nos ecossistemas brasileiros piorarem, os EUA podem fazer coro às pressões sobre o Planalto.

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 08/11/2020
Código do texto: T7106874
Classificação de conteúdo: seguro