Recordando Tim Maia

PODE até parecer estranho mas,creiam, sou daquelas pessoas que não gostam de ficar comemorando euforicamente alegrias. Tudo bem, sito alegria quando algo que torço vence, mas logo me controlo e passo a outro assunto. Gostei, não nego, da derrota de Trump, mas anão vou ficar martelando sobre o assunto. Na verdade há assuntos mais prioritários e mais prazerosos. Nunca fui um cara afeito a comemorações, sou alguém que sabe se controlar e não extravasar,ficar excitado,na onda tipo frisson. Não rio e nem debocho de quem perde. Estão rindo? É verdade. Fiz política durante algum tempo, nunca comemorei vitória e nem nunca chorei derrota. Nem provoquei adversário e nem aceitei provocação. Simples assim. Bom, passemos para o assunto desta maltraçada dominical.

Estive ontem, no momento daquele frisson sobre as eleições americanas, a apuração, ouvindo umas fitas-cassetes antigas. Uma delas foi do saudoso cantor Tim Maia,um cantor que sempre admirei e ainda admiro. Para mim foi u dos melhores cantores do Brasil. Um vozeirão arretado. No final dos anos setenta e mesmo nos oitenta e lá vai fumaça ouvi muito as músicas de Tim Maia, num bar que frequentava em Pesqueira. Havia um amigo meu, frequentador assíduo,que sempre colcava LPs desse cantor. E ouvíamos tomando uns cubas libres e triando o gosto com miúdos de galinha. O cara ouvia roendo por uma dona, ela também fã de Tim Maia.

Pessoalmente, gostava -ainda gosto - muito de Primavera, Coronel Antonio Bento, Saigon, Sem Você, Vale Tudo... Depois me amarrei em "Me Dê Motivo". Não que me identificasse com o pproblema que a música narra, mas porque acho linda e na voz de Tim, ma maravilha. Na verdade as músicas de Tim Maia fazem parte da trilha sonora da minha vida. E priu.

Eu sei que esse cantor foi alguém meio difícil, problemático, temperamental... Mas foi também alguém que gerou alegria e emoção. Mais: quem é perfeito?

Sinto nunca ter assistido um show de Tim Maia, como não assisti também da melhor cantora do Brasil, Elis Regina. Sempre houve um motivo que impediu. Mas vi teipes, ouvi todos os CDs, vi filmes...

Fico triste porque as rádios quase não tocam hoje Tim Maia. É uma ingratidão. Li muito sobre ele,sobretudo o que escreveu Nelson Mota, esse grande cronista num texto transcreveu uma frase arretda do cantor:

"Eu não fumo, não cafungo, não bebo, mas minto pra caralho".

Era uma figura. Saudade de Tim Maia. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/11/2020
Código do texto: T7106798
Classificação de conteúdo: seguro