TRATADO GERAL SOBRE VIOLÊNCIA
Tratado Geral sobre Violência. ©afdupré jul 2013
-Violência, Substantivo Abstrato –
Tão em voga ela está.
Saberá alguém, objetivamente definir violência?
Com certeza ela é abstrata. Tão abstrata quanto segurança, quanto paz, quanto amor e outros tantos sentimentos!
Por vezes é confundida com barbárie, com crueldade!
Em dado momento, porém, torna-se concreta, materializa-se. Causa comoção, mais ou menos efêmera, em razão da sua motivação, dos seus efeitos, do "status" mesmo das suas vítimas.
Aí, é combatida, como ferrenho inimigo, pertinaz adversário. Há de ser derrotada, custe o que custar. Com ou sem violência. Olho por olho, dente por dente, quiçá?
Senão a essência, ela é inerente ao Universo e não apenas ao mundo animal. O "big-bang" não teria sido a explosão – forma de violência - que deu origem ao universo?
Não terá sido esta a primeira forma de materialização da violência de que se tem conhecimento?
O rompimento da bolsa amniótica com a expulsão do feto para o exterior, para a vida, não é uma forma de violência?
Manifesta-se ela de modos e formas mais variadas do que possa imaginar um simples mortal.
"Si vis pacem para bellum" : se queres a paz, prepara-te para a guerra.
Quanta violência se tem praticado em nome da paz, em nome de Deuses?
Oh, quanta guerra, quanta atrocidade, para se obter a paz!
Se fosse possível classificar a violência, sem dúvida, uma das suas formas mais cruel seria aquela que acontece no seio da família, a violência domestica sob suas mais variadas manifestações, onde, via de regra, as vítimas, sentindo-se mais seguras, se encontram indefesas.
Paradoxalmente a toda a comoção causada pela materialização da violência, o homem a promove e com ela obtém polpudos lucros. Haja vista as fábricas de armas e os arsenais existentes em todo o mundo!
Enquanto o animal irracional vale-se dela unicamente buscando sua sobrevivência, seja caçando para se alimentar, seja enfrentando predadores, o homem, salvo o canibal que devora sua vítima, a pratica indiscriminadamente, até mesmo por prazer, por sadismo!
Por outro lado, choca-se quando ela atinge um ente querido ou quando presencia destruição e morte em escala grandiosa, causada por fenômenos da natureza.
Não estaria a natureza – olho por olho, dente por dente –, usando suas armas (tufões, furacões, tremores, erupções vulcânicas, vendavais, secas e outras) como vingança de agressões sofridas?
A esta altura, percebe-se claramente que violência, é uma palavra com vários significados.
No sentido natural, como por exemplo a fruta que cai da árvore no solo e vai alimentar o animal faminto, do mosquito que suga o sangue humano para se alimentar, dos fenômenos climáticos, ela é imbatível.
Quando se trata, porém, do homem, há que se combatê-la. Não "olho por olho...", mas com uma arma poderosíssima:
O A m o r!
Substantivo abstrato