Procissão dos Miseráveis

DEIXO para outros o comentário sobre as eleições nos EUA, se fosse eleitor lá votaria em Biden, mas convicto que quem manda ali é mesmo o sistema. Quem deve estar cortando linha zero é o governo brasileiro que idolatra Trump, inclusive o ministrinho das relações exteriores comparou o presidente fascista e racista americano a Deus. Mas vamos à maltraçada.

Sou um homem do sertão.Conheço os problemas da minha região. Hoje ainda existe bolsões de miséria, mas com a melhoria da distribuição imperfeita de água e os programas sociais, não há mais as procissões dos miseráveis como acontecia no passado, nas épocas de secas. E me revolta quando penso que aquilo poderia ter sido evitado se os governos realmente tivessem tido um pouco de solidariedade e responsabilidade.

Não há, fiquem certos, nada mais feio que a fome. Apavora. Eu vi com meus próprios olhos os retirantes, esfomeados, flagelados entrando na cidade. Era quando tremendo de medo os ricos do lugar faziam cotas para comprar mantimentos para doar aos flagelados. Detlhe: antes da procissão dos miseráveis vinha milho, feijão e arroz para distribuir com os mais pobres. Mas desaparecia. Tão ligados?

Quando vi essa procissão (vi duas) o que mais me impressionou não foi a magreza e farrapas e pés descalços ds flagelados, mas seus olhos. Nao há, creiam, nadda mais triste e aterrador do que os olhos da fome. Quem viu se revoltou porque aquilo é resultdo da tortura inflingida pela sociedade dos ricos e irresponsabilidade dos governos.

A nossa região é pobre e não há mais sinais de que volte a ocorrer essa miséria absoluta, mas dante do que vemos no horizonte fico temeroso. Lembro José Américo: "Tudo espera, até a própria espera, menos a fome e a sede, meio dia já é jejum". E "Exste miséria maior do que morrer de fome no deserto. É não ter o que comer na terra de Canaã". Bingo.

Deus me livre de ver outra procissão de miseráveis. Mas é preciso se lutar contra ess possibilidade. Saravá. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/11/2020
Código do texto: T7102957
Classificação de conteúdo: seguro