CATARATAS DO RENO - Rheinfalls


Em uma viagem à Alemanha, visitando a Floresta Negra e depois Freiburg, decidimos ir conhecer as Cataratas do Reno que ficam relativamente perto, 1.30 h de carro daquela cidade. 

As Cataratas não se localizam na Alemanha mas próximas à sua fronteira, na Suiça, junto à cidade de Schaffhausen.

Muito bonito passeio mas não impactante. Explico: para quem conhece as Cataratas do Iguaçu, e eu estive lá inúmeras vezes, é uma queda d’água modesta. Entretanto, nela chama atenção o grande volume de água, sua velocidade e o barulho que produz. Sem dúvida, muito bonita de se ver.

Existe uma bem montada infraestrutura ao redor. Tudo é muito limpo e cuidadosamente mantido, desde a ornamentação dos passeios até as facilidades de hospedagem, alimentação e compras, como bem sabem fazer os povos alemão e suíço. Tudo muito organizado para o turista sentir-se acolhido.

Paga-se para ver e usar essas facilidades. Gosto disso porquê sei que para manter a infraestrutura tem-se que cobrar. Em nosso país a Natureza foi pródiga, entretanto, o turista, muitas vezes, é mal assistido e se depara com a paisagem mal cuidada e serviços que deixam a desejar.

Devíamos aprender com o Primeiro Mundo e fazer do turismo uma enorme fonte de empregos e renda. Privatizar é o caminho?

 

Aloysia
Enviado por Aloysia em 01/11/2020
Reeditado em 01/01/2023
Código do texto: T7101639
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.