Dinheiro não é tudo
Dinheiro é apenas um meio que a humanidade inventou para facilitar as trocas comerciais. Seu valor é uma convenção e não expressa o real valor das coisas que realmente importam na vida.
Com o dinheiro, se pode adquirir produtos e serviços, além de se obter bens que podem proporcionar uma noção de segurança. Mas tudo isso não possa de uma ilusão.
Nosso verdadeiro tesouro está onde está o nosso coração. Se colocarmos nosso coração no dinheiro e nos bens materiais, quão infelizes e pobres de espírito somos! O ladrão pode roubar, a ferrugem pode corroer, a traça pode consumir, o tempo pode desgastar.
No entanto, quando nosso coração guarda valores atemporais, irradiando amor, generosidade, compaixão, empatia, solidariedade, honra entre outras coisas, quão ricos nos tornamos!
A maior riqueza é aquela cujo valor é inestimável. É aquela que não tem preço, porque não pode ser comprada, nem negociada.
O coração amoroso tem mais valor do que o ouro ou a prata. O coração amoroso é fonte de vida, luz, esperança, bondade e fé. Nada pode abalar quem se firma no amor, pois ele é como a rocha em que se constrói uma casa de sólido alicerce. O amor é a semente que cai em terra boa, germinando no devido tempo, crescendo e frutificando para a glória de Deus. Mesmo quando é rejeitado, o amor floresce para dar frutos até mesmo para quem o despreza.
O amor é paciente e perseverante. Perseverar significa passar por todas as condições mais severas e, ainda assim, manter a chama do amor acesa no coração. O amor não quer o mal, não sente inveja, nem alimenta o orgulho. O amor é humildade, manso e terno.
O amor é o que dá sentido à vida. Ele se revela em tudo no universo: na terra que faz a semente germinar e nos proporcionar o alimento; no sol que nos aquece, que fornece as condições para nossa sobrevivência; no ar que nos envolve e nos permite respirar e sentir alento; na água que sacia a sede e que nutre, hidrata e limpa nosso corpo... poderia falar de muitas outras coisas, pois, no cerne de tudo, o amor está presente.
O amor não se compra, não se vende. O amor dá fortaleza a quem está fraco. O amor dá coragem a quem está abatido. O amor dá entusiasmo a quem está desanimado. O amor dá esperança a quem pensa em desistir.
O amor é a luz que afasta toda a treva. É o sal que dá sabor, que purifica e conserva o que é bom. O amor é a força do bem, do perdão.
O amor tudo sofre, mas tudo suporta. O amor é que "cobre a multidão de pecados". É por amor que a misericórdia superar o juízo. E é por todas essas coisas que Deus é amor.
Quem ama conhece a Deus. Quem tem Deus, tem todas as coisas que são importantes na vida.
Quem tem Deus sabe que todas as coisas cooperam para o bem, sabe que o Bom Pastor não deixará faltar nada para nós.
A maior riqueza que podemos ter é o amor de Deus em nosso coração. O amor é tudo. O amor é o que faz a vida ter sentido.
Por isso, lembremos dessa frase:
Dinheiro não é tudo.
O amor é que é tudo. Amemos!
Autoria: Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira
Professora e poeta