CADA ESTADO DEVERIA SER UM PAÍS!

Defendo a tese de que cada Estado brasileiro seja um país. Não consigo vislumbrar um Brasil minimamente descente se não for desse jeito. Quando defendo a separação dos estados gostaria de deixar claro que não o faço no sentido segregacional e discriminatório a nenhuma região. Jamais! Nosso Brasil é rico, lindo, cultural e altamente diversificado de norte a sul e leste oeste. Por isso, que, a meu ver, cada Estado ou região sendo um país ficaria mais fácil de ser administrado e principalmente fiscalizado. Vejam: Como todos sabem o Estado brasileiro tem dimensões continentais. Somos maiores que praticamente toda Europa junta. Uma nação literalmente abençoada por Deus, mas infelizmente roubada pelos corruptos políticos sejam eles de ideologia de direita, esquerda, centro, centro esquerda, centro direita, extrema direta ou extrema esquerda (obviamente sem generalizar). Por sermos quase que um continente, ter apenas um único presidente fica praticamente ingovernável já que cada região tem seus próprios interesses no qual muita das vezes são escusos. É nesse sentido que se os estados brasileiros fossem países independentes e harmônicos creio que todos sairiam ganhando. No entanto, há em nossa constituição de 88 uma cláusula chamada no jargão jurídico de cláusula petrea que "impossibilita" tal feito._ _Vejam o que diz o Art. 1º, CF: "A República Federativa do Brasil, formada pela união *indissolúvel* dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos." Ela não permite que o Brasil seja dividido. Agora, pensem, por exemplo, se o Rio de Janeiro, Estado que teve nos últimos 20 anos cinco de seus governantes afastados e presos por corrupção, se fosse uma nação com fronteiras, exército próprio, administração jurídica, tributária, econômica (mais ou menos como nos EUA) se as coisas não seriam diferentes? Acredito que sim. Mas enfim, lamentavelmente não há interesse nisso já que os os corruptos sabem que seriam mais fiscalizados e cobrados.

Danilo D
Enviado por Danilo D em 01/11/2020
Código do texto: T7101330
Classificação de conteúdo: seguro