Amor à Pátria

HOJE vou refletir sobre a nossa pátria. Acho que ela está precisando do bom senso de todos os seus filhos. Só assim será possível defender a democracia. A democracia que, como dizia Mangabeira, é uma plantinha tenra que precisa ser regada todos os dias. Não se ajuda à pátria sabotando a democracia. A pátria não pode consentir no estupro das liberdades democráticas e nem na subversão das leis constitucionais. A pátria precisa de paz, concórdia e muita tolerância.

Não,não é preciso se enrolar numa bandeira e nem uivar slogans violentos. É preciso amar a pátria com gestos, carinho, ternura, ações, respeito às leis e à democracia. Ningupem deve pregar o quanto pior,melhor. Nem verdes, nem amarelos, nem vermelhos e nem furta-cores.

A pátria não é de meia dúzia. A pátria ´de todos e de cada um dos brasileiros, sejam eles ateus,católicos, protestantes,espíritas, umbandistas.... A pátria é de negros, brancos, amarelos,sarará, índios, mulatos... A pátria, repito, é de todos. Não há motivo para que não se promova debates, movimentos, questionamentos, enfim, para não se exercer os direitos de cidadania. Ms se fazer isso sem ódio e sem medo. Quem apela par a violência e o arbítrio é traidor da pátria.

No mais, sempre que falo na pátria eu recordo de u poema de Vinicius de Moraes, principalmente dos seguintes versos:

"Ponho no vento o ouvido e escuto a brisa/ Que brinca nos teus cabelos e alisa/ Pátria Minha e perfuma oteu chão./ Que vontade me vem de adormecer-me/ Entre tus doces montes, pátria minha/ atento à fome nas tuas entranhas/E ao batuque no teu coração". BINGO.

Vica a pátria e a democracia. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/10/2020
Código do texto: T7099836
Classificação de conteúdo: seguro