O ALGORÍTMO DO FACE

Você já deve ter recebido um texto que está circulando, dizendo que se você copiar e colar o que está nele escrito vai aumentar o número de amigos que estavam sumidos por conta de um algoritmo do Face que só permite que 25 pessoas, por ele escolhidas, possam ler suas postagens.

Verdade? Tem algum grupo de palavras que funcione como senha secreta, e que entre no "sistema" do FACE de maneira subrepticia e sorrateira e acione automaticamente este tal de algoritmo? Acho estranho e fico curioso. De minha parte fico cabreiro e não arrisco. Vá que seja que nem vacina da China (rs) e algum "hacker" invada o "sistema imunológico" de meu micro... Pode até ser uma brincadeira insipta, inodora e incolor, mas não me convenceu.

Também tem aqueles textos, sempre acompanhados de uma fotografia de apelação, em que asseguram que a cada curtida o FACE vai dar um dinheiro, tipo um real, para a causa em pauta. Por que o FACE não dá logo o valor total do donativo? Já pensaram nisso?

Outra coisa que me causa espécie é pessoa dizendo que fez isso, fez aquilo, ou é isso ou aquilo, e que ninguém curtiu e pedem para deixarem um curtida. Pra que isso? O que se esconde por trás, só uma brincadeira de alguém, um passatempo de adolescente?

E estranho é que para isso existe platéia, tem pessoas que acreditam e curtem, copiam e colam... Coisas das redes sociais? Seria a parte supérflua da rede, de mãos dadas com as banalidades... Não bastam as Fake News?

Armand de Saint Igarapery - textos no Face e no Recanto das Letras

Igarapé - 29/10/2020