LEI ALDIR BLANC... "canoa furada" ?!

LEI ALDIR BLANC... "canoa furada" ?!

Levou bastante tempo para criarem uma lei que reerguesse o cenário cultural do país e, quando se lê, é um "balaio de gatos" com exigências IMPOSSÍVEIS de serem cumpridas. O tal MAPA CULTURAL é sonho antigo meu, está num artigo do "Jornal de Ananindeua" de 1988, com sugestão de que cada município fizesse um levantamento sobre seus artistas variados e -- a partir de FILMAGEM em fita VHS -- seria montado um acervo sobre a vida e a obra de cada um.

Alguma cidade do interior encampou a idéia ?! NENHUMA, até onde sei, municípios IGNORAM olimpicamente seus artistas, de qualquer área, que vivem (e morrem) sem serem sequer RECONHECIDOS como cultores e sabedores que algum tipo de Arte. Quase morri de susto quando li que a tal Lei ALDIR BLANC entrega nas mãos das Prefeituras a realização do cadastro de seus artistas... se queriam "enterrar o projeto", começaram bem !

Aqui em Ananindeua, creio que por volta de 1993/94, um convênio com o CENTUR iniciou algo parecido... nunca soube o final do projeto. Salvo engano, por volta de 1999 prefeito recém-eleito (seria o "PIONEIRO"?!) encarregou um certo Luís Freitas de cadastro semelhante... saíram às ruas com carro-som, se inscreveram uns 50 artistas e sonhadores, com a reunião final no Colégio MADRE CELESTE, da Cidade Nova 8. Um eventozinho pouco depois e... FIM DOS SONHOS ! O coordenador cultural viraria "secretário do DEMUTRAN", adiante ! Lembro que o CENTUR, de Belém, por volta de 1990, fez algo assim apenas com artistas plásticos, pintores, escultores, fotógrafos.

Pelas dificuldades apresentadas no tal projeto Lei Aldir Blanc, desisti de entrar no programa: 1) por êle exigir obras inéditas; 2) por eu não ter tido atuação cultural nesse ano maldito, em que NINGUÉM fez coisa alguma (deveria ser entre 2018/19), e 3) por pedir a indicação de um AGENTE RESPONSÁVEL, cujas funções não esclarecem, praticamente tirando as chances de quase todos.

Quem, assim como eu, atuou por vários anos, em diversas épocas mas de nada participou entre 2019/20, tem suas DÉCADAS de atividade em prol da Cultura ignoradas, como por exemplo, o genial MULTIARTISTA vigiense Sílvio Guedes, que não consta em cadastro algum mas conheci autodidata já pintando em... 1984 ! E agora, se nada tivesse produzido nestes 2 exíguos anos, seria DESCARTADO ?

Por fim, o tal MAPA CULTURAL deve ficar permanentemente ABERTO, sem prazo de encerramento... um levamento dessa ordem leva meses, quando não ANOS. E que o separem dessa "barafunda" que me parece ser a tal lei... quero entrar no MAPA !!!

"NATO" AZEVEDO (Ananindeua, PA - 29/out. 2020)