Educação Liberta

QUALQUER pessoa de bom senso sabe que o atual governo federal está conturbado. Vejam bem, o presidente assina uma medida de manhã e revoga à tarde. Ministros afirmam algo e são desmentidos sem nenhuma cerimônia,deforma rude,e ficam rindo sem demonstrar brio.O judiciário continua confuso e sem um norte, prolifera nele a vaidade e o nonsense. Os políticos deixo de comentar,são o fim da picada. E ainda vivemos em meio a uma pandemia sem que haja um comando firme para enfrentar o mal.

Acho que tudo isso se deve em grande parte a ineficiência da área da Educação. Ela é quem liberta, ilumina e dá consciência a um povo. Mas aqui a mania é atacar e combater os grandes educadores. Veja-se o caso do saudoso Paulo Freire, o patrono da Educação do Brasil. Ele tem a sua obra e a sua memória constantemente atacada constantemente pelos fascistas e atrabiliários, ignorantes e prepotentes. O mundo todo aplaude a obra e a figura de Pauo Freire e alguns fascistas e prepotentes picham-na.

Ontem dei uma vista em matéria sobre o educador e em trechos dos seus livros. Vou transcrever algumas opiniões dele:

"Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, orque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer oque ainda nao conheço e comunicar ou anunciar a novidade".

"Não basta ler'Eva viu a uva'. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e que lucra com esse trabalho".

"Ninguém liberta ninguém, ninguem se liberta sozinho: o homem se liberta em comunhão".

"Ninguem caminha sem aprender a caminhar. sem aprender fazer o caminho, caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar".

"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor".

Vou fazer um desafio, quem não gosta e picha Freire indique uma obra, conselhos, verdades comoas dele. Talvez as de Wintraub, o Venezuelano ou o astrólogo Olavo de Carvalho. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/10/2020
Código do texto: T7099033
Classificação de conteúdo: seguro