O que é família?

Dizem que o laço sanguíneo amarra parente, família é outra coisa. Não é uma questão de sangue, DNA, gene, genoma e cromossomos. A família vai além do casamento e procriação, e nem sempre a reprodução envolve afeto, mas sexo. E a prática impensada fecunda óvulos. A partir daí, surge uma família, muitas vezes, indesejada.

Entre troncos e membros, a família esforça-se para acertar nas cabeçadas. Quando há um sentimento de reciprocidade, em vias normais, os pares casam para formar uma família. E nem todos conseguem levar o propósito até o fim, mesmo que no começo a paixão fosse avassaladora. É que os sentimentos mudam de direção, e o amadurecimento não chega pra todo mundo.

E a família biológica não é algo que se escolhe, somos escolhidos por ela. Acidentalmente ou no calor da paixão. É sabido que foi no império romano, por causa da igreja católica e seus sacramentos, que o conceito do que era família, mudou com a união de duas pessoas e seus descendentes. Antes, família era um grupo de servos domésticos.

E de lá pra cá, novos significados foram estabelecidos. Mas, a palavra chave que define bem o que é família, é o afeto. Essa afinidade, reciprocidade, cumplicidade e respeito é uma seleção natural entre os indivíduos, não pode ser compulsório. Assim como o amor; é coisa de pele, sentimentos e conexão.

Hoje temos vários formatos familiar, como a família nuclear e extensiva; a família matrimonial; a família informal; a família monoparental; a família reconstituída; a família anaparental; a família unipessoal; a família homoafetiva e, a família eudemonista(baseada unicamente no afeto e solidariedade). Em particular, esta última, é o melhor modelo.

Entender que um ente sanguíneo tem inveja, não te apoia, fala mal pelas costas, torce contra você, planeja a sua morte, inventa fofocas, dissemina discórdia e não te procura, a menos que precise, como família, é complicado. Cadê os sentimentos? O sangue fala mais alto? Ser Jesus Cristo não é para os mortais.

Seria o ideal, e a realidade sabe ser bem vaca. Os parentes também. Muitos deles são crocodilos, assim como suas lágrimas. Dignos do tapete vermelho na premiação do Oscar. A imperfeição é uma característica intrínseca humana, e a falsidade é uma maldade estranha. Não tem justificativa!

A máxima de quando você quebra a cara, quem te junta é a família, não funciona para todos os parentes. Para os pais, com certeza. E nem todos! As coisas só funcionam muito bem, quando o seu lastro econômico é um convite às necessidades alheias. Se você for só mais um pacato cidadão, sem dinheiro no banco, sem lenço e sem documentos, nem parentes assumidos você tem.

Jaciara Dias
Enviado por Jaciara Dias em 29/10/2020
Código do texto: T7098929
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.