A INTERNET NÃO É NEUTRA!

"Olha que cachorrinho mais lindo. Odeio o Bolsonaro. Amo o Bolsonaro. Fascista. Comunista caviar." Muitos tendem a acreditar que a internet, em especial as redes sociais, são neutras no que tange o nosso dia a dia. Para essas pessoas, os algoritmos tecnológicos nada mais são do que meros algoritmos sem nenhum interferência e pretensão. Uma curtida em uma foto na praia, um meme compartilhado e engraçado, comentários, etc, são apenas ações sem motivações. Só que isso é um grande equivoco para não dizer engano. A internet não é neutra no sentido de que não interfere em nossas relações e cosmovisões de mundo. Ela dita o que iremos comer, vestir, votar, na religião ou nas ideologias políticas que iremos acreditar, e por aí vai. A força que ela e suas subsidiárias (redes sociais) exercem sobre os indivíduos é gigantesca e por vezes destruidora. Se você for um pouco mais antenado irá perceber claramente isso. Clique, por exemplo, em um site de busca e digite a palavra automóveis e, depois, vá em seu Instagram, Facebook ou twitter para vê se não irá aparecer opções de lojas de automóveis. É impressionante. Ou digite Lula livre, Bolsonaro mito e outros, e perceba a enxurrada de links que irão te levar para assuntos relacionados ao que digitou. O mais interessante (ou contraditório) é que os "profetas tecnológicos" diziam que a tecnologia veio para que pudéssemos ter mais tempo livres uns com os outros. Só que o que está acontecendo é justamente o contrário, ou seja, estamos cada vez mais isolados e distraídos em nossas bolhas. Aliás, um dos efeitos negativos da tecnologia é a sua capacidade de nos distrair. Um site aqui, uma foto ali, uma curtida acolá e sem perceber nosso dia já saiu do lugar. Conclusão: Não se nega a importância da tecnologia e das redes sociais. Hoje, é praticamente "impossível viver" sem elas. Seus múltiplos benefícios são inegáveis. No entanto, se não soubermos utiliza-la é certeza total que irão 100% nos controlar. Agora, a menos que alguém goste de ser tratado como um robô, aí já é outra história..

Danilo D
Enviado por Danilo D em 28/10/2020
Reeditado em 28/10/2020
Código do texto: T7098167
Classificação de conteúdo: seguro