Delegar ou meter a mão na massa

Quando você se depara com pessoas maltrapilhas em uma fila, esperando sua “vez” para receber uma “quentinha”. O quê esta cena retrata, além de necessitados e solidários, agindo em favor da humanização do ser humano?

Isto depende do olhar de cada um. O político pode ver a oportunidade de ajudar pessoas. Reduzindo em cinquenta por cento (50%) seu salário e dividir este com quem passa fome. Outra pessoa pode achar interessante e levar a ideia para outros lugares. Auxiliar, pois, os papeis poderiam ser invertidos.

Agir com ¹solidariedade, originada no Francês Solidarité, solidariedade significa se identificar com o sofrimento do outro e, principalmente, se dispor a solucionar ou amenizar o problema. Ser solidário não é dar esmola porque a construção de uma sociedade mais justa é responsabilidade de todos.

Às praças de grandes cidades, isto é praticado com maior habitualidade. Grupos de amigos, estudantes, anônimos e outros, reúnem-se e ajudam pessoas em dificuldades. O porquê fazem, não importa. A causa maior é praticar o bem, sem olhar para quem. Como chegaram a esta situação, não faz diferença.

Agir em coletividade para ajudar quem precise, sem aferir lucros é consciência coletiva. É o ser humano agindo como tal.

Consciência solidária não pede dinheiro, faz, não delega a sanguessugas.

O escritor do lago

¹https://www.google.com/search?q=solidariedade&oq=solidariedade&aqs=chrome..69i57.8476j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 25/10/2020
Código do texto: T7096133
Classificação de conteúdo: seguro