Imagem: Google
 


O Beijo de Judas

O afresco de Giotto Di Bondone pintado na Cappella degli Scrovegni, em Pádua, intitulado "O Beijo de Judas" criado em 1304, é algo que  retrata um dos fatos mais importantes da história de Jesus e até hoje nos remete à reflexão.

Judas é o homem ganancioso e vil, mas também o personagem bíblico marcante no contexto histórico de Jesus. Por meio do beijo, Judas enquanto homem  mostra seu verdadeiro caráter e trai a Jesus revelando-o para os soldados em troca de dinheiro; como personagem bíblico Judas possibilita a análise do comportamento das relações entre as pessoas, das fraquezas, das falsidades em amor e amizades, da capacidade de admirar o próximo sem invejá-lo, do desejo de destruir o outro e a imagem que ele representa em sociedade fazendo-o parecer pequeno onde não é. E o mais importante que esssa mensagem passa é a da capacidade de amar ao próximo enaltecendo as suas qualidades e minimizando os seus defeitos, assim como no reconhecimento dos próprios erros e das consequências que tais erros possam causar no outro ou na sociedade.

O beijo é um ato de ternura e de amor, mas que desprovido de sentimento torna-se desprezível aos olhos do Senhor. Judas usou um dos atos mais nobres da humanidade para trair a Jesus - Aquele a quem eu saudar com um beijo, é ele: prendam-no e levem-no em segurança” (Marcos, 14:4). Em segurança? A culpa da traição pesa. Eis que o traidor está bem representado no afresco de Giotto pela ausência da auréola em sua cabeça. Um homem vil, baixo, falso. Jesus, no entanto, segue sereno ciente de que sua conduta é irretocável e está ali para fazer cumprir a vontade do Pai. Como resposta ao ódio Jesus diz: guardai a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão” (Mateus, 26:52). 

Quantos "Judas" nos deparamos diariamente? No ambiente profissional, comunitário e até no seio familiar ele se faz presente. A humanidade por mais que leia os escritos bíblicos e se dirijam aos templos em busca da palavra ainda não compreendeu bem essa passagem bíblica. Judas foi o homem escolhido por Deus para ser o personagem bíblico a transmitir uma mensagem - evite a traição, não seja leviano, não provoque a contenda entre os seus, não seja falso. Porém, quantas pessoas beijam a nossa face e por trás falam horrores de nós? Quantas pessoas em seus momentos de tribulação gostam de ser ajudadas e no pequeno deslize cometido edemonizam àquele que lhe estendeu a mão em sua agonia? Pois é, caros leitores, Judas se revela de várias formas e em diferentes cenários; agem sorrateiramente difamando, dando falso testemunho, expondo o outro de modo vil e abjeto. Mas, Jesus foi sábio! Quem empunha a espada, por ela perecerá. No dito popular: "quem semeia ventos, colhe tempestades." O que dá conforto as pessoas de bem e as que não buscam a perfeição, mas buscam seguir - verdadeiramente - os preceitos de Deus é que a dívida feita com o universo é a de quem propala o mal e a discórdia. Aos justos o sono de uma consciência tranquila e o colo de Deus, quanto aos ímpios e suas maldades os entreguemos a Deus, certamente estarão em ótimas mãos.

Alvaniza Macedo
25/10/2020

Imagem: Afresco de Giotto Di Bondone pintado na Cappella degli Scrovegni, em Pádua, 1304. (Wikipédia)



 
Alvaniza Macedo
Enviado por Alvaniza Macedo em 25/10/2020
Reeditado em 26/10/2020
Código do texto: T7095935
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.