CURIOSIDADES CARIOCAS


Às três maiores florestas urbanas do mundo ficam localizadas no Brasil. Duas, no Estado do Rio de Janeiro e uma em São Paulo:
1-Parque Estadual da Pedra Branca-RJ: 125 quilômetros quadrados — 12 500 hectares, localizada na zona oeste do município do Rio de Janeiro. 2-Parque da Cantareira-SP: 7 910 hectares. 3-Floresta da Tijuca-RJ: 4 200 hectares. Há quem atribua ao Parque Nacional da Tijuca como a maior floresta urbana do mundo, pois compreende. Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita e Pedra da Gávea.

Em 1861 D. Pedro II ordenou a desapropriação de uma área extensa, ocupada por fazendeiros, que haviam devastado grande parte da floresta, e incumbiu o major Manoel Gomes Archer de replantar a floresta, com cem mil mudas de árvores nativas. Assim, A Floresta da Tijuca obteve o título de maior Floresta Urbana do Mundo replantada pelo homem.

A fauna e a flora, por lá, são exuberantes. Rios e cascatas com inúmeras nascentes, trazem ao lugar um ambiente fresco, lindo e saudável. Entre as centenas variedades de árvores, por lá se encontra o pau-brasil e uma curiosa história sobre essa árvore, vale a pena ser conhecida.

O pau-brasil teve importância fundamental no Brasil Imperial, pois no interior do seu caule se encontrava uma seiva escura e nela, muitos outros pontos mais escuros, dando a impressão que a árvore pegava fogo por dentro, lembrando uma madeira em brasa daí, o nome Brasil.

Outra curiosidade da árvore é que na ocasião, sua seiva servia para tingir os tecidos de vermelhos. Na época, só possuíam tecidos tingidos nesta cor, os nobres, devido à dificuldade da obtenção da cor. Na Europa, essa tonalidade só era conseguida através da maceração de minhocas que os portugueses chamavam de VERMES e daí, se dar aqui no Brasil a mesma denominação de VERMELHO àquela cor obtida do pau-brasil, que em Portugal era conseguida através dos vermes.

Ontem, fui revisitar a Floresta da Tijuca. Um dia fantástico!
O Parque Nacional da Tijuca (Floresta da Tijuca) fica aberto todos os dias das 08:00 h às 17:00 h, a entrada e gratuita.
 
Paulo Cesar Coelho
Enviado por Paulo Cesar Coelho em 22/10/2020
Reeditado em 22/10/2020
Código do texto: T7093710
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.