O QUE É A PÁSCOA
 
Existem muitas festas da Páscoa. Em qual delas você participará? Esta pergunta parece estranha mas ela tem sentido Sob qual religião você está comemorando esta festa de Páscoa? O que significa a palavra Páscoa?

A palavra Páscoa vem da palavra hebráica "pesach" e do grego "pascha" que significam "passagem". Podem ter diversos significados tais como: passagem da morte para a vida – passagem de Deus para nos salvar, passagem da escravidão para a liberdade, a passagem pela qual o homem que vive neste mundo, passa para um novo céu e uma nova terra.

A Páscoa foi um encontro criado por Jesus,Porque naquela ceia pascal Jesus iria dar-se inteiramente: sua vida, seu corpo, seu sangue, e todo o seu ser
Na última ceia com seus discípulos, Jesus entregou-se totalmente e logo a seguir teve com eles um diálogo revelador do seu coração e da missão dos seus discípulos na Terra. Jesus entregou-se e disse o que é entregar-se: "É amar até o fim"

Os discípulos de Jesus só entenderam a "Semana Santa" depois de muito tempo,após vivenciar o que Jesus pediu naqueles dias. Só compreenderam quando fizeram a oferenda do corpo, crendo em Jesus vivo e ressuscitado.

A Páscoa é a maior Festa Cristã do planeta, significa a passagem de Cristo, "a libertação". Todos os anos os mesmos gestos se repetem, ir, com os Ovos de Páscoa, a ceia em família , os desejos de sucesso e felicidades.

A Páscoa dos Judeus
Moisés foi criado no Egito como irmão do faraó Ransés, e um dia foi procurado por um anjo de Deus para ser o responsável pela libertação de seu povo da escravidão.

O faraó Ramsés, não queria perder o trabalho escravo e proibiu a saída dos hebreus. O Deus Iavé começou então a revelar-se, não só ao seu próprio povo, nascido de seu escolhido, Abraão, mas também para tornar-se conhecido de todos os povos da terra.

Para obrigar o faraó a libertar seu povo, Iavé manda uma praga de gafanhotos que dizima as plantações dos Egipcios e manda Moisés anunciar a morte de toda criança na terra do Egito. Para proteger as crianças de seu povo, o Deus Iavé, criou o sacrifício pelo qual estariam livres da morte. Deveriam sacrificar um cordeiro, e seu sangue ser espalhado nos batentes das portas.

"Escolham carneiros ou cabritos e os sacrifiquem para que todas as famílias israelitas possam comemorar a Páscoa do Deus Eterno, o sangue nos batentes não deixará que o anjo da morte entre nas suas casas para matá-los Quando vocês entrarem na terra que Deus lhes prometeu dar, vocês deverão continuar a comemorar esta festa religiosa"
Esta é a Páscoa comemorada até hoje

OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA

O Ovo de Páscoa:
O ovo simboliza o nascimento dai ser o ovo de chocolate como simbolo da existência da vida.

O Coelho da páscoa:
Os coelhos são animais capazes de gerar grandes ninhadas, Representam a fecundidade e a reprodução constante da vida. por isso simboliza a capacidade da igreja de criar constantemente novos discípulos.

A Cruz do Cristo:
Significa ao mesmo tempo sofrimento e ressurreição.

O Cordeiro:
É o símbolo do Cristo, Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus que se sacrificou em favor de todos os cristões.

O Pão e o Vinho:
O Pão e o Vinho foram escolhidos por Jesus Cristo para simbolizar o seu amor. Foram dados a seus discípulos representando seu corpo e seu sangue para celebrar a vida eterna.

O Cirio:
É uma grande vela que se acende na Aleluia.Seu significado é: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

Domingo de Ramos:
Dia da chegada de Jesus Cristo a Jerusalem, quando Ele é recebido com ramos de videira jogados no chão.

Quinta-feira Santa:
As comemorações começam na tarde deste dia. Era época do Pessach, tempo de festa. Sacrificavam-se cordeiros, libertavam-se prisioneiros, tomava-se vinho . Comemora-se a última ceia de Jesus. Antes da ceia, o messias lavou os pés de seus 12 apóstolos, repartiu o pão e o vinho e proferiu a frase: "Meu corpo... meu sangue". Neste mesmo dia, porém, Jesus foi traido por Judas Iscariótes e é preso pelos soldados romanos, enquanto orava no Monte das Oliveiras.

Sexta-feira da paixão:
É o dia do julgamento, da condenação, do martírio, morte e sepultamento de Jesus. a morte de Jesus é denominada como Paixão, uma metáfora de um ato de amor e de entrega. O silêncio, o jejum e a oração predominam neste dia.

Sábado de Aleluia:
Na tarde deste dia começa a Vigília Pascal, em comemoração à noite da ressurreição. O sepulcro onde estava Jesus surje aberto na manhã de domingo. Seu corpo e os lençois sagrados estavam desaparecidos. A liturgia começa fora das igrejas. Acende-se o Círio Pascal e o altar dos templos é novamente decorado com flores.

Lê-se o Evangelho, canta-se o hino de Aleluia e a Páscoa é proclamada.no costume popular é o dia da malhação de Judas, o traidor de Jesus, Um boneco recheado de trapos e palha é pendurado num poste ou numa árvore e despedaçado a pauladas. Diz a tradição que esse apóstolo se enforcou, por remorso.

Domingo de Páscoa:
Durante todo o dia são celebradas missas que proclamam a resurreição de Cristo. Pela tradição é vedado aos cristõe comer Carne Vermelha durante a Quaresma. As famílias se reúnem para festejar o renascimento do dileto filho de Deus.
Boa Páscoa para vocês.

Geraldo de Azevedo