Viva as Artes
SEMPRE fui sensível às artes, mesmo sem ser artista. Acho que as artes foram fundamentais para combater a injustiça e a tirania. Sempre lembro de Carlitos vergastando a sociedade materialista e consumista, o mercado excludente e as safadezas das finanças. Especialmente acrítica que ele fez ao fascismo e ao nazismo ridicularizando Hitler, no Grande Ditador. Mas Charles Chaplin,o Carlitos, foi perseguido pelo macarthismo e teve que deixar os EUA. Mas hoje é um ícone da liberdade. Que são osseus perseguidores? Foram jogados no lixo da história.
O fascismo sempre perseguiu as artes. Por que os fascistas chilenos prenderam, torturaram e fuzilaram o cantor e compositor Victor Jara? Antes de fuzilá-lo quebraram suas mãos a coronhadas de fuzil. Raiva das mãos que tocavam violam e escreviam canções defendendo a liberdade. Hoje Victor Jara é um herói e um ícone do Chile o estadio onde fi fuzilado tem o seu nome. Que foi feito dos seus perseguidores. O pior deles, aquele que liderou o golpecontra Allende, Pinochet foi execrado pela história como fascista, golpista, toturador, assassino e ladrão.
Por aqui também houve perseguição, tortura e assassinatos de presos políticos. Basta ler e pesquisar a história. E ainda há quem defende torturadores. Infelizmente.
Por isso devemos prestigiar os artistas, escritores, poetass, cantores e compositores da nossa MPB . eles são os prta-estandarte da luta contra o fascismo. Viva as artes. Inté.