S P O T L I G H T - Segredos Revelados
ASSISTI mais uma vez ao filme "Spotlight -Segredos Revelados" que ganhou o OSCAR de melhor filme de 2016 (obteve seis indicações). Trata-se de um filme que deveria ser assistido por todos oscristãos. Nada nele é ficção, é tudo verdade. Comprovada.
Esse filme narra uma reportagem investigativa da equipe "Spotlight" do Boston Globe, inclusive essa reportagem foi transformada em livro e ganhou o Prêmio Pulitzer, o mais importante premio literário dos EUA.
A reportagem disseca os crimes de abusos sexuais praticados por padres católicos contra crianças e adolescentes durante muitos anos. Depois que uma reportagem fora arquivada, um novo chefe de reportagem resolve reabri-la e solicita o empenho da equipe. Então um caso vai puxando outro. São centenas. Detalhe: descobrem que todos esses casos eram abafados pelo Cardeal Law. Depois de muitos esforços e luta, a reportagem ´divulgada. Causa uma comoção nacional. O Cardeal é obrigado a renunciar. A Igreja cat[olica paga uma soma fabulosa às vítimas e suas famílias. Mas o Cardeal Law não vai para a cadeia, o papa João Paulo II abriga-o numa mordomia no Vaticano.
Só se tem uma visão mais ampla dos crimes dos padres assistindo ao filme. Um filme que nunca foi desmentido. O que mais choca são os traumas das vítimas quando se tornam adultos. Os padres tarados comprometeram suas mentes e corações, sao pessoas traumatizadas, elas e suas famílias. São feridas que nãocicatrizam jamais.
Com a eleição do papa Francisco esse tipo de abuso diminuiu, mas o papa sozinho não consegue vigiar toda a Igreja, ainda há perigo. Por isso, mesmo sem nada de pessoal contra aIgreja Católica, minha saudosa mãe foi Filha de Maria e minha esposa, Franciscana, eu acho que haveria uma maneira de acabar com esses abusos, de cprtar o mal pela raiz, bastaria proibir crianças e adolescentes e frequentar sozinhos Igrejas e templos, casas de religiosos, repartições da Igreja. Só irem acompanhado pelos pais, isso extensivo a todas as religiões. Vejam bem, se há necessidade de prestar algum tipo de ajuda que se convoque os religiosos adultos eda terceira idade. Criança e adolescente é paraconviver entre si e gozar os folguedos de sua própria idade e nãopara amarelecer em e sacristias e ser abusados por padres tarados. Não estou generalizando mas propondo uma medida adequada. Simples assim. Quanto aos padres e pastores tarados, quando devidamente cabalmente comprovado o crime, sou pela castrção química.Inté.