A Tecnologia 5G e a "Saia Justa" no Nosso 'MITO'

Eis que o nosso 'MITO' acabou se vendo forçosa e inevitávelmente envolvido em uma enorme 'saia justa' por causa desse verdadeiro imbróglio que surgiu no cenário político, ligado ao futuro lançamento no mercado mundial da tecnologia 5G...

E tudo isso está acontecendo por causa do tal 'leilão de frequências 5G' que está previsto para acontecer aqui no Brasil no ano que vem e que na verdade já se tornou uma espécie de guerra tecnológica entre a China e os Estados Unidos onde o nosso País aparece como se fosse a 'cereja do bolo', já que se por um lado temos os EUA que nos querem no 5G sem a China, do outro lado temos a China que óbviamente deve nos querer no 5G sem os EUA...

Embora os representantes dos EUA tenham dito que não vão cancelar nenhum diálogo econômico ou algo parecido e que respeitarão a decisão do nosso 'MITO', qualquer que seja ela, o subsecretário já deu um sinal de que o País precisará escolher de que lado está, ao repetir, três vezes: "O Brasil terá de se perguntar: em quem ele confia?".

É bem possível que o nosso 'MITO', políticamente falando, esteja se sentindo como se fosse uma espécie de "Centrão", analisando as possíveis vantagens de um possível "toma lá da cá"...

E nesse caso os EUA já sairam na frente com a delegação norte-americana assinando nessa sua visita ao Brasil, duas cartas de intenção para investimentos de US$ 559 milhões, com recursos provenientes da DFC para os projetos relativos à modernização de infraestrutura pública e instalação de pontos gratuitos de Wi-Fi, além de auxílio às pequenas e médias empresas. É indubitávelmente um respeitável 'dá cá'... Mas e se o Trump não se reelege?

A China ainda não se manifestou, mas a Huawei que é a maior empresa de equipamentos de telecomunicações do mundo e também principal nome dessa corrida pelo oferecimento de tecnologia 5G já saiu na frente, pois já tem negócios firmados anteriormente com boa parte das empresas brasileiras.

Portanto, como é que deverá se sair o nosso 'MITO' nessa 'saia justa', onde; se optar pela China ele corre o risco de 'cair em desgraça' ante o seu topetudo guru que já o alertou que a chinesa Huawei deve ser vetada dos leilões por ser uma ameaça à soberania nacional, pois seria um braço de vigilância do Partido Comunista Chinês, portanto certamente haveremos de sofrer as consequências dessa sua 'rebeldia'... E por outro lado, se ele escolher os EUA certamente haverá represálias da parte da China que, segundo dados do extinto Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, hoje incorporado ao Ministério da Economia, é hoje o principal destino das exportações brasileiras, sendo a responsável por cerca de 34,1% do total das exportações brasileiras, cerca de US$ 41,3 bilhões... Já esse, também indubitávelmente, já está sendo para a Economia do nosso País 'um gordo e muito bem-vindo dá cá'... Certamente seria desastroso se a China, 'só de raiva'; fechasse para nós aquela sua porta vermelha de onde escorrem aqueles bilhões de dólares...

"A Minha Bandeira Jamais Será Vermelha"... É o que o nosso 'MITO' costuma dizer, mas quem sabe se ele perceber que a da China tem umas estrelinhas amarelas ele releva? A nossa Economia agradece...