Papo Sideral

Neste retiro sempre fico pensando que com tanto espaço no Universo, tantas galáxias, por que só existiria vida inteligente no nosso planetinha? E quando me faço essa pergunta, sempre recordo do que firmou Frei Betto numa entrevista: "Somos um planeta periférico situado em uma das 100 bilhões de galáxias que existem no Universo. Não posso imaginar que, tendo sido semeadas tantas estrelas, apenas num pequeno planeta a vida tenha vingado". Questionado sobre o fato de que Cristo escolhera este laneta para vir, o religioso respondeu: "Não sei,, mas o mistério da salvação deve ter se dado também em outros planetas".

Tem mais, em 2008 o diretor do Observatório do Vaticano, o padre José Gabriel Funes, um jesuíta afirmou que Deus pode ter criado seres inteligentes em outros planetas do mesmo jeito que criou o universo e os homens. Ele disse: "Como existem diversas criaturas na terra, poderiam existir também outros seres inteligentes criados por Deus". E complementou: "Isso não contradiz nossa fé porque nãopodemos colocar limites à liberdade criadora de Deus". Funes, um argentino, ainda argumentou: "Para citar São Francisco, se consideramos as criaturas terrestres de 'irmão' e 'irmã', por que não poderemos chamar de 'irmão'um extraterrestre? Ele também faria parte da criação". Mas gostei ainda mais de outra declaração dele: "Observando as estrelas, emerge claramente um processo evolutivo, e este é um dado científico, mas não vejo nisso uma contradição com a fé em Deus". E ainda fez uma defesa da astronomia: "É uma lenda achar que a astronomia favoreça uma visão atéia do mundo. Nosso trabalho demonstra ser possível fazer ciência e acreditar em Deus".

No mais quando penso nisso lembro da música, "Alô Alô<Marciano, quem fala aqui e da terra". Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/10/2020
Código do texto: T7091775
Classificação de conteúdo: seguro