O PODER E A GEOPOLÍTICA

O PODER E A GEOPOLÍTICA

O mundo de hoje está fragmentado. Os cenários do poder mundial são diversos e fatiados pela nova geopolítica. Novos padrões de pensar políticas econômicas, bélicas, negócios, comércios, culturas, empresariais, religiosas, médicas, e, uma série de outras nuances, que dirigem o PODER, e mapeiam os conceitos da nova geopolítica, nas suas relações entre as comunidades internacionais, segundo, suas ideologias e critérios de influências.

Conglomerados do poder perdem seu potencial de mando aos movimentos sociais. ONGS, Associações populares, Corporações, Igrejas, manifestações populares de rua, influências persuasivas pelas redes sociais, populismos de Presidentes, e outros, enfrentam e desequilibram a hegemonia das potências.

Desde os meados do século XX a transitoriedade do poder é notória. O mundo vem passando por uma série de transformações. Potências hegemônicas como os Estados Unidos têm de lidar, cada vez mais, com limitações em sua atuação, e as grandes companhias agora, enfrentam a crescente ameaça dos pequenos empreendimentos.

O Poder, na política, ou, nos negócios, está se tornando mais fragmentado. O evento das novas tecnologias de informação estão formatando as concepções de pequenos investidores no conhecimento de manipulação da economia, do comercio, e, das demandas micro empresariais gerando dessa forma, micros poderes, e proliferando micro regiões com novo cenário nas discussões da geopolítica, aproximando as distâncias, ideias, critérios, filosofias, ideologias, e demandas por mercados emergentes, incluindo as comunidades mais pobres.

Poder e geopolítica são as facetas de um novo mundo cujas formas de pensar o poder, põem em evidência quatro diferentes meios para a sua prática, ou canais por meio dos quais o poder e a geopolítica são exercidos: “A FORÇA, O CÓDIGO, A MENSAGEM e A RECOMPENA”!

- “A FORÇA”: Destaco a capacidade de coerção e o uso da violência.

- “O CÓDIGO”: Moral, tradição, normas culturais, expectativas sociais, crenças religiosas, e valores transmitidos ao longo de gerações ou ensinados às crianças na escola.

- “A MENSAGEM”: Todos conhecem o poder da “publicidade”! Não requer nem força, nem código moral. É a sua capacidade de persuasão. Vide, como exemplo, essa prática exercida pela Rede Globo de Televisão!

- “A RECOMPENSA”: Qualquer pessoa com a capacidade de oferecer “recompensas” materiais conta com uma grande vantagem em levar os outros a se comportar de uma maneira, que corresponda aos interesses dela!

Normalmente, geopolítica é uma palavra associada aos assuntos que envolvem relações internacionais, acordos diplomáticos e toda espécie de conflito entre países, culturas ou disputas territoriais. É muito comum as pessoas entenderem geopolítica com uma síntese dos acontecimentos atuais de nossa sociedade. Essas definições estão muito vinculadas aos meios de comunicação, mas o conceito de geopolítica e a sua distinção em relação à geografia política ainda é motivo de debates entre cientistas sociais de diversas áreas de conhecimento.

À opinião pública mundial, o PODER se notabiliza como um conceito que se utiliza da geopolítica para a consecução de suas aspirações. É bom frisar, que, numa certa compreensão, o movimento pandêmico que vive o mundo, hoje, pode vislumbrar entremeios de algum PODER escuso, misterioso, e, nocivo, que, busca, de alguma forma, se sobrepor por uma demanda econômico-financeira que, abrange um leque gigantesco de sua ação “geopolítica”!

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 19/10/2020
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