Quais SANTOS mais AJUDARAM o Brasil? (fé)

//

O sobrenome Santos, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão: de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros.

(...)

A família “Santos” é originaria da Itália e França. Dessa forma, quando italianos e franceses vieram ao Brasil em busca de uma nova casa, acabaram tendo seus filhos e deixando novas gerações da “família Santos”, agora com nacionalidade brasileira e sobrenome estrangeiro. Na Itália, “Santi” é um sobrenome pertencente à nobreza Italiana. Na França o sobrenome era inicialmente dado às pessoas que nasciam no dia primeiro de novembro, “Dia de Todos os Santos”. Dessa forma, a origem do sobrenome passava a ser católica. Outra possível origem deste nome se dá por conta da região Sierra de Los Santos, na Andaluzia.

\\

Extraído de:

https://www.origemdosobrenome.com.br/familia-santos/

::::::::::::::::::::

Voltando aqui, o Tex.

Conforme prometido no título, aqui vai uma lista dos SANTOS que mais ajudaram o Brasil.

1) O padre irrequieto que era pai biológico: JOÃO PEDRO DOS SANTOS.

– Na linha sacerdotal do sobrenome, destaca-se o padre mineiro João Pedro dos Santos, que ao morrer, em 1850, reconheceu sete filhos. (Confira no mesmo link acima mencionado). Assim, ele ajudou a povoar o Brasil.

...........

2) O homem que também foi pai, mas principalmente “da aviação”: SANTOS DUMONT.

– Alberto Santos Dumont (1873-1932) nasceu na Fazenda Cabangu, em João Gomes – hoje Santos Dumont, Minas Gerais –, no dia 20 de julho de 1873. Filho de Henrique Dumont, engenheiro francês e plantador de café, e de Francisca Santos Dumont, de origem portuguesa. (...) Aprendeu a ler com sua irmã Virgínia. Estudou no Colégio Culto à Ciência, em Campinas, depois no Instituto dos Irmãos Kopke e no Colégio Morethzon, no Rio de Janeiro. Seu primeiro Balão, o “Brasil”, com apenas 15 kg, ganhou altura, mas dependia do vento para se movimentar. A dirigibilidade era o que realmente interessava a Santos Dumont e as pesquisas continuaram. Depois de muitos estudos, mandou construir o "nº1", primeiro de uma série de "charutos voadores" motorizados. No dia 20 de setembro de 1898, sob o comando do inventor, o balão subiu aos céus, chegando à altura de 400 metros e retornando ao mesmo ponto de partida. Com o "14 Bis", uma "aeronave mais pesada que o ar", o brasileiro cumpriu alguns desafios em exibições públicas nos arredores de Paris. (Este bom resumo sobre ele, encontramos no link:) https://www.ebiografia.com/santos_dumont/

...........

3) O pai do Baú da Felicidade, que nasceu “Senor Abravanel”, mas adotou nome e sobrenome para construir o pseudônimo brasileiro mais famoso: SILVIO SANTOS.

– De camelô a milionário, esse empresário construiu sua fama de "dono dos domingos" na TV. Ele foi quem mais convenceu os brasileiros de que um SORRISO faz bem e não engorda. E isso até os dias de hoje (2020).

............

4) O “Pai da Matéria”: OSMAR SANTOS.

– Nos anos 70, o rádio não desfrutava da tecnologia atual. Mas a narração de Osmar Santos era uma cópia fiel do que acontecia nos gramados. Carismático, inteligente, popular, com dicção perfeita e uma velocidade de raciocínio impressionante, o “Pai da Matéria”, foi uma das vozes marcantes da história do jornalismo esportivo. Ele completa 70 anos neste domingo*, logo no dia da semana visto como nobre para o esporte no radiojornalismo. Infelizmente, um acidente de carro, em dezembro de 1994, interrompeu sua carreira. Sequelas atingiram a fala, sua maior aliada.

*Correspondente à data da matéria jornalística datada de 28/07/2019, que pode ser conferida no link:

https://istoe.com.br/osmar-santos-o-pai-da-materia-completa-70-anos-com-alegria-e-bom-humor/

::::::::::::::::::::

Bem, esses foram apenas quatro dos “Santos” que ajudaram o Brasil ladeira acima, pois: em assunto de descer ladeira, qualquer outro “santo” ajuda.