Macaco Sócrates e o STF

NADA tenho de pessoal contra o judiciário (embora uma questão minha do FGTS tenha demorado quase vinte anos para ser julgada), mas acho que ele é complicado e isso se me afigura uma verdade abissal. Detalhe: é moroso, contraditório e seus membros são chegados a mordomias, várias delas absurdas.

Mas o que me deixa perplexo é que mesmo os ministros do STF se contradizem pra caramba. É como se esquecessem o que dizem e escrevem, votos anteriores, pareceres, jurisprudências... Poderia ainda citar os desentendimentos pessoais, às vezes deselegantes e até de baixo nível. Mas recentemente o misto Fachin, na minha opiniao esqueceu voto ou parecer anterior ou de algum colega ou do colegiado sobre a ista tríplice que as universidades enviam ao governo para escolher seus reitores. O ministro achou e determinou que fosse escolhido o primeiro da lista. Mas se a lista é tríplice o presidente pode optar por qualquer um dos três, embora, reconheço, fosse ideal nomear o primeiro. Mas aí é faculdade d presidente, para obrigar escolher o primeiro seria preciso acabar com a norma da lista tríplice.

No entanto o que me deixou ainda mais perplexo e confuso foi um dos argumentos do ministro. Ele disse:

"Está no horizonte mais ampliado com a dimensão meramente vocabular o deslinde da controvérsia. Faz-se necessário reconstruir normalmente sua inserção no ordenamento constitucional brasileiro, entendendo,sobretudo,as especificidades de sua concretização no sintagma da autonomia universitária".

Lembrei do macaco Sócrates do Planeta dos Homens que qundose deoarava com algo desse tipo exclamava:

-Eu sóqueria entender. Bingo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/10/2020
Código do texto: T7090179
Classificação de conteúdo: seguro