A IMPORTÂNCIA DAS SIGNIFICAÇÕES

Eu acredito na educação como meio para se chegar ao exercício efetivo da cidadania. Por defender essa concepção busco instrumentos que auxiliem a minha prática pedagógica numa perspectiva de motivação, participação, envolvimento, transversalidade, contextualização, multiculturalismo e... o mais importante de tudo: paixão!

Como apaixonada pelo exercício da docência e pela poesia descobri que podia unir as duas coisas e obter resultados significativos. Consegui reverter a situação de desinteresse pela escola trazendo a poesia (assim como a música e a dança) para a sala de aula melhorando consideravelmente o desempenho dos alunos em todas as disciplinas.

As crianças passaram a gostar da escola e a não querer faltar mais às aulas porque a escola oferecia coisas das quais elas gostavam ou aprenderam a gostar (como a poesia).

E assim, através das artes trabalhamos as diversas áreas do conhecimento priorizando o que é deveras importante na vida da criança: a busca das significações.

* * *

Reflexão sobre uma nova prática pedagógica que mudou o processo de ensino/aprendizagem com os alunos de Ensino Fundamental da rede pública municipal.

Selma Amaral
Enviado por Selma Amaral em 13/11/2005
Código do texto: T70877